OPINIÃO




Texto 01: Gênero Discursivo Comentário

 
Texto 02: Bullying: causa, consequência e possíveis soluções

30 abr 2018 13h17

Em uma única semana, estudantes do Paraná confessaram que assassinaram um colega de classe por terem sofrido bullying e um adolescente russo, de 17 anos morreu dentro de uma sala de aula, na frente dos colegas, durante uma sessão de bullying homofóbico. Essas notícias dão uma dimensão da gravidade do assunto no mundo todo e de como é importante entender e combater essa prática. A agressividade contra o que é considerado diferente e a intolerância latente vêm transformando crianças e adolescentes e alvos e vítimas em potencial.




Foto: DINO
Estamos falando de tortura física e psicológica, de pessoas que são xingadas e apanham sem entender o motivo, enquanto outros acham graça da situação. Em muitos casos, professores e funcionários das escolas não sabem como agir e assistem a tudo isso passivamente. O bullying mostra toda a brutalidade que pode ser cometida em uma fase em que as pessoas ainda estão formando sua personalidade e seu caráter.
E não é porque determinado caso não termina em violência física ou em mortes trágicas como os mencionados acima, que ele deixa de ser grave. Veja, por exemplo, a história do garoto de 4 anos que cortou os cabelos porque não queria mais ser chamado de menina pelos colegas da escola.  Os aspectos físicos como a altura, o peso, a cor da pele ou o tipo de cabelo viram armas psicológicas para quem usa o bullying para atormentar a vida dos colegas



 Texto 03: Estudante quebra os dois cotovelos após levar rasteira de colega em escola de Goiatuba; ele relata sofrer bullying

Garoto, que precisou ser operado, diz que não quer mais voltar para a escola. Delegado afirma que trata caso como uma 'brincadeira irresponsável'.

Um estudante de 16 anos quebrou os dois cotovelos após levar uma rasteira de um colega, da mesma idade, na Escola Estadual Maria de Lourdes Estivalet Teixeira, em Goiatuba, região sul de Goiás. Por conta das fraturas, Lucas Lourenço Lima precisou ser operado, terá que fazer fisioterapia e ainda não pôde - nem quer - voltar às aulas, pois afirma que era vítima de bullying. A Polícia Civil apura o caso.

Em nota enviada ao G1, a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) informou que o estudante “não terá sua aprendizagem prejudicada” e que Lucas “já está sendo atendido pedagogicamente em casa, por meio do projeto Hoje, da Gerência de Ensino Especial”.


Vamos refletir um pouco sobre o Bullying - esse grave problema que atinge a sociedade na atualidade. 
Participe desse debate! 
Deixe o seu Comentário!

10 comentários:

  1. Não é correto pessoas violentar umas ás outras, não importar o motivo pois essas atitudes podem gerar um fim trágico ou em morte como aconteceu com o adolescente russo citado acima.
    Toda a história da humanidade contém violência, seja ela econômica,de gênero,psicológicas,física e outas.O bullyng é um tipo de violência psicológica destinada a degradar comportamento, crenças e decisões e ás vezes ou sempre o que mais entra em jogo é a aparência física.
    Isso é desnecessário, pra quê tratar o próximo assim?,por quê odiar tanto e amar pouco?, a aparência exterior é de menos pois pessoas de bem enxergam aquilo que só se ver com o coracão.
    Desejo que todos passem a enxergar o essencial em seu próximo pois assim constituiremos uma sociedade mais educada e respeitosa a caminho do bem da nação.

    ResponderExcluir
  2. Débora Lacerda T:3002


    Nos dias de hoje podemos perceber o quanto o bullying vem crescendo constantemente, não é correto agredir as pessoas tanto verbalmente como fisicamente,muitos casos geralmente acontecem na escola ou na rua.
    As crianças e adolescentes que sofrem bullying, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento
    MUuitos jovens sofrem por serem homossexuais, sofrem agressões sem saber por qual motivo,e muitos deles não conseguem suportar a zoação, cansam de apanhar sempre por serem desse jeito, eles acabam entrando em depressão ou querendo suicido, alguns ficam traumatizados querem abandonar os estudos pois sabem que nada vai mudar, sempre haverá uma zoação, uma agressão.
    O bullying está relacionado a mal-caratismo, falta de educação e respeito, preconceito, arrogância e discriminação.
    Que algum dia todos possam começar a aceitar as diferenças, para termos um futuro melhor, a melhoria vem de cada um de nós.

    ResponderExcluir
  3. O grande problema de alguns no meio da sociedade é querer julgar o outro individuo pela forma de pensar,agir,por sua raça ou gênero. Muita das vezes as pessoas que sofre tal ato de violência ( bullying), sofrem depressão, e esse problema além de afetar aquela pessoa, afeta todos as sua volta. As vezes é complicado ajudar alguém que sofre depressão, e na maioria dos casos sabemos que a pessoa acha que a melhor forma é o suicídio.Quando ela comete tal ato e vem a óbito,aquela pessoa que praticou o ato de bullying se sente culpada,pois ela acabou com uma vida,e só tocou nisso quando o indivíduo violentado se auto destruiu. ela percebe o mal que estava fazendo aquela pessoa,e por fim ela acaba entrando em depressão.
    Pre ter uma sociedade melhor,todos devem fazer a diferença, começando por atos simples, ajudando e respeitando as pessoas,tendo mais amor pois se amarmos uns aos outros certeza que não faremos com os outros oque não quemos que façam com nós mesmos, se você não gosta de tal coisa, a opinião é sua,a outra pessoa deve gostar, se for falar sua opinião pense como dizer,quais palavras usar para não magoar pessoas a sua volta.Pois muita das vezes sua opinião pode ser dada de maneira errada,e você acaba até discriminando o outro indivíduo.


    t:3002

    ResponderExcluir
  4. O bullying precisa acabar porque ele causa sofrimento e acaba prejudicando o aluno que não consegue estudar e sai da escola.

    Amanda Silva

    ResponderExcluir
  5. Bullying é uma violência, mas as pessoas também reclamam de qualquer brincadeira.
    Allan 3001

    ResponderExcluir
  6. O bullying deve acabar porque ele só é brincadeira para quem zoa os outros. Para a vítima não tem graça nenhuma ser zoado porque é gordo, magro, feio.
    Precisamos respeitar o próximo.

    ResponderExcluir
  7. A escola deveria ficar mais atenta com as coisas que acontecem, como o Bullying, por exemplo, porque muitos alunos sofrem agressões com apelidos, voadoras e preconceito.
    Para acabar com o Bullying, devia ter mais funcionários tomando conta dos alunos, mas é pouco, precisamos incluir projetos para incentivar o respeito e a solidariedade porque o bullying causa opressão da pessoa agredida, prejudica no aprendizado e causa medo e depressão. E até suicídio.
    Os alunos que fazem bullying deveriam se conscientizar e se colocar no lugar do outro.
    ACG- 3001

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. O bullying é uma coisa muito séria e que atinge a vida de muitas pessoas nas escolas causando problemas psicológicos e físicos nas pessoas que sofrem com essa violência.
    Para se livrarem desse tipo de agressão, alguns alunos tentam se aproximar dos agressores e acabam se envolvendo com pessoas desrespeitosas e irresponsáveis e passam a fazer parte do grupo que agride aqueles que consideram mais fracos ou diferentes do que eles aham que é o padrão. Na verdade, eles passam a fazer parte dos agressores com o uma maneira de se livrarem de apelidos, xingamentos e agressões que acabariam sofrendo.Porém, sabe-se que nem sempre essas medidas resolvem o problemas porque quem pratica bullying não tem consideração e não se importam ou mesmo têm nenhuma relação de carinho e respeito com outras pessoas.
    Assim, para prevenir o bullying, é importante que a pessoa denuncie essas agressões porque esse é um crime que está sendo cometido contra ela. Além disso a escola precisa realizar projetos combater o bullying e proteger os alunos que sofrem com essa terrível violência.
    AHAF - 3001

    ResponderExcluir
  10. O bullying é algo muito grave e impensado. Muitas pessoas toleram essas agressões, mas essas atitudes preconceituosas precisam ser combatidas de forma eficaz.
    Se a gente não fingisse não saber que o Bullying acontecesse muitas pessoas deixariam de sofrer com as agressões, xingamentos, zoações e com outras diversas violências, deixariam de sofrer com a depressão e muitas deixariam de se suicidar.
    Somos todos responsáveis pelo sofrimento dessas pessoas.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Seguidores