15 de fevereiro de 2019

Sejam Bem vindos

Sejam Bem vindos - Acolhimento aos novos pais e novos alunos

No dia 12 de fevereiro de 2019, a equipe, na pessoa da diretora Ruth Brasil, recebeu e acolheu os pais e alunos que deram início em sua caminhada no CIEP 113 - Professor Waldick Pereira.
Na ocasião, os pais conheceram os símbolos que representam a Escola, os prêmios recebidos pela unidade, viram fotos e foram convidados a conhecerem as dependências do CIEP 113.

Na ocasião, os responsáveis foram convidados a uma importante reflexão: A quem pertence a Educação?

6 de fevereiro de 2019

Boas-vindas: Os desafios para 2019

O retorno ao ano letivo e os desafios para 2019

Secretaria Estadual de Educação implanta Ensino Médio Integral no CIEP 113 

Em todo início  de ano letivo, um novo desafio se apresenta para todos os componentes da equipe de uma escola.
Para os professores, funcionários, alunos e as equipes diretiva e pedagógica do CIEP 113 Professor Waldick Pereira, 2019  se tornou um ano de grandes e diversos desafios com a implantação do Ensino Médio Integral, com o curso Técnico em Administração com Ênfase em Empreendedorismo.
Entre  01 e 05 de fevereiro de 2019, a equipe realizou uma série de encontros para proceder à análise de diversos aspectos pedagógicos que serviram de norteadores para as ações a serem desenvolvidas ao longo do letivo.

Nesse sentido, o ciclo de reuniões trouxe para a análise a seguinte pauta:

Análise dos Resultados de 2018

Desafios 2019

•Avaliação Externa de Larga Escala - IDEB e Metas para 2019

•Curso Médio Profissionalizante e Turmas de horário Integral

Portaria 419

Análise e Elaboração da Matriz Swot

Marco Referencial

Orientações gerais.
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



1 de fevereiro de 2019

Ensino Médio Integral - Administração com ênfase em Empreendedorismo

 Educação Integral para o Ensino Médio (RJ)

A Proposta de Educação Integral para o Ensino Médio no Rio de Janeiro foi desenhada em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e a P&G, a partir da proposta de Educação Integral para o Ensino Médio, do Instituto Ayrton Senna. 
A proposta contempla a construção de um modelo curricular inovador, além de modelos de gestão, formação, acompanhamento e avaliação para educação integral. Validados nas escolas das redes, esses modelos são construídos em coautoria com educadores e jovens. 
A Educação Integral para o Ensino Médio no Rio de Janeiro oferece oportunidades para os estudantes se desenvolverem com autonomia e tem como premissa uma matriz de competências e um conceito de educação integral que prevê, mas não se restringe à ampliação do tempo de aula.
Para receber a proposta de Educação Integral para o Ensino Médio, a rede de ensino e as escolas que aderiram ao modelo pedagógico participaram ativamente de uma transformação no currículo e ambiente escolar. A proposta pedagógica recebeu novos componentes de aprendizagem e as escolas passaram a trabalhar com práticas que potencializam o papel do professor como mediador do conhecimento. No âmbito da rede de ensino, foram construídos novos modelos de gestão, formação, acompanhamento e avaliação.
Do ponto de vista da reestruturação curricular, a proposta de Educa­ção Integral em tempo integral traz uma importante inovação para escolas de Ensino Médio. Os componentes curriculares são organizados em Áreas de Conhecimento e Núcleo Articulador:
  • Áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza): como preveem os documentos orientadores do currículo, os componentes curriculares se integram de diferentes modos, favorecendo aprendizagens significativas.
  • Núcleo Articulador (Projeto de Vida, projeto de Pesquisa, Projeto de Intervenção e Estudos Orientados): é voltado ao desenvolvimento de projetos pelos alunos, sempre orientados por professores, e agrega componentes curriculares inovadores. 



Parte das atividades são realizadas em projetos nos quais os estudantes colocam em prática o que aprenderam sobre as disciplinas e também conhecimentos sobre como trabalhar com seus pares, superar desafios, solucionar problemas práticos e ampliar as possibilidades para além da sala de aula.
O desenvolvimento de competências como responsabilidade, abertura para o novo, criatividade, pensamento crítico, entre outras, são o foco do processo de ensino-aprendizagem.

   






Pesquisar este blog

Seguidores