Bullying - Fale você também
Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever a violência física e psicológica praticadas por uma pessoa ou um grupo com a intenção de intimidar ou agredir um individuo. Bullying deriva de "valentão" no caso do agressor.
Essa prática acontece com mais frequência nas escolas, entre alunos e também professores, mas também é encontrado nas universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança. Na maioria dos casos é praticado por adolescentes. Atualmente está ocorrendo na internet, uma forma conhecida como "cyberbullying".
Não fique parado, se presenciar o Bullying denuncie. Vamos acabar com isso !
Educar as crianças para o respeito, com ações permanentes e conjuntas de escolas e pais, é a chave para aplacar o fenômeno, diz especialista.
O bullying está ficando mais frequente?
O bullying sempre existiu, mas foi potencializado e adquiriu visibilidade com o advento do cyberbullying. Antes, era considerado brincadeira de criança. Hoje, é visto como um padrão de agressão aprendido, que pode se cristalizar até a vida adulta.
É possível erradicar a prática?
Assim como a violência na sociedade, não é possível eliminá-la. O que se pode fazer é reduzir. Mas a maior parte das escolas não tem programas permanentes. Fazem só ações pontuais, o que é insuficiente.
Por que é tão difícil o combate?
É difícil porque a educação em valores respeito, cooperação, gentileza está deficiente. Imperam na família e sociedade modelos de desrespeito; mostra-se que é legítimo se divertir com o sofrimento dos outros. A substância do bullying é o desrespeito e a discriminação.
Que tipo de medida pode reduzir o bullying?
Uma ação que envolva a todos, dos funcionários às famílias, em um projeto de longo prazo. Mas essa parceria, que é absolutamente essencial, é também rara. A escola costuma acusar a família de não educar. A família tende a responsabilizar a escola, onde ocorre o problema.
Um agressor deve ser punido?
Consequências precisam acontecer. Mas não adianta que seja apenas punido, ele tem passar por uma conscientização e tem de haver uma reparação ao agredido. E deve haver ainda um trabalho com os expectadores.
Por que os expectadores?
Existe a plateia passiva, que finge que não vê, e a plateia cúmplice, que apoia. Mas pode existir uma plateia transformadora, que, ao presenciar o bullying, tenta inibir a ação do agressor e dar força à vítima.
O que os pais de um agredido devem fazer?
Primeiro, escutar o filho. Depois, buscar uma parceria com a escola. Não adianta tirar da escola, fora casos excepcionais. Se a vítima não fizer um trabalho para se fortalecer, pode voltar a ser vítima. Porque muitas vezes ela pertence a um grupo alvo de preconceito ou é alguém que se destaca e causa inveja.
E os pais de um agressor?
O primeiro passo é refletir sobre onde o filho está aprendendo aquele comportamento. Muitas vezes é de dentro de casa.
QUEM É:
MARIA TEREZA MALDONADO
É autora de A Face Oculta Uma História de Bullying e Cyberbullying, voltado para a conscientização de crianças e adolescentes. Atualmente trabalha em um livro teórico sobre o tema.
Fonte:http://estadao.br.msn.com/educacao/artigo.aspx?cp-documentid=25639802
O Bullying é uma prática abusiva que muitas vezes conta com o apoio ou a omissão de muitas pessoas que presenciam e até se divertem com o sofrimento das vítimas.
Após ler os textos sobre a prática do Bullying, produza um texto sobre o tema. Apresente sua opinião sobre a questão, analisando os motivos das pessoas que praticam essa forma de violência, dando sugestões de como devem agir as vítimas e as pessoas que presenciam o bullying e apresentando possíveis soluções para o problema.
Em seguida, leia e discuta pelo menos duas opiniões expressas nos comentários postados por seus colegas.
O Bullying é uma prática abusiva que muitas vezes conta com o apoio ou a omissão de muitas pessoas que presenciam e até se divertem com o sofrimento das vítimas.
Após ler os textos sobre a prática do Bullying, produza um texto sobre o tema. Apresente sua opinião sobre a questão, analisando os motivos das pessoas que praticam essa forma de violência, dando sugestões de como devem agir as vítimas e as pessoas que presenciam o bullying e apresentando possíveis soluções para o problema.
Em seguida, leia e discuta pelo menos duas opiniões expressas nos comentários postados por seus colegas.
O Bullyng e uma coisa muito graver uma brincadeira que machuca quem ja passou por isso sabe como e,
ResponderExcluireu ja passei por isso e sei bem como e ruim
Thamires Tinoco Turma 901
O bullying é um tema muito polêmico e é uma agressão e não pode ser considerada como uma brincadeira e que não tem justificativa.
ResponderExcluirA escola deve conversar com os alunos, informar, discutir o tema para que não haja tantos casos espalhados pro toda a parte.
Marcelly Vianna - turma 3002
Anônimo disse...
ResponderExcluirAs escolas estão tendo que lidar com muitos casos de bullying e pessoas são atacadas, criticadas a troco de nada.
Penso que as pessoas que fazem esse tipo de maldade não têm apoio dos seus pais, não são amadas em casa.
Ayrton Coelho - Turma 3002
Realmente o bullying é uma brincadeira sem graça literalmente. magoar e ferir pessoas não significa poder significa idiotice e orgulho ferido porque os babacas que fazem esse tipo de coisa concerteza ja passaram por isso um dia . agora será que eles fazendo isso faz com que eles esqueçam o passado ? ou será que as pessoas que sofrem com isso tem algum tipo culpa? enfim essa é a minha opmião sobre o bullyning.
ResponderExcluirby:Elisa Mello t. 3003
ACHO QUE A ESCOLA DEVERIA CHAMAR OS RESPONSAVEIS PARA CONVERSAR NUMA REUNIÃO JUNTO COM OS ALUNOS, POIS EU ACHO QUE E UM PROBLEMA QUE DEVE SER DESCUTIDO EM FAMILIA
ResponderExcluirTAINAN ELLEN TURMA; 3003
O bullying acontece nas escolas assim como pode também aconter até mesmo dentro da família.As pessoas tem que refletir mais sobre esse assunto e prestar mais atenção nas suas atitudes em relação ao seu próximo.
ResponderExcluirTatiane Silva - turma 3003
- O Bullying caracteriza por qualquer agressão, que seja praticada de forma sistematica e repetida.. Isso caracteriza em excluir,esolar,intimidar,dominar,e ofender.. colocar apelidos indesejados nos outros,existi caso de crianças q tem q trocar de escola por nao aguentar a pressão exercida sobre eles..
ResponderExcluirAluna:Thais Cristina
Turma: 3001
Data 02/06/2011 Hrs:14:25 min.
Quem nunca ouviu fala ou não conhece e ate mesmo já sofreu ou presenciou alguém sendo vitima desse mal.Bullying problema que atingem principalmente os alunos nas escolas,esse e um problema tão grave que nos últimos anos vem preocupando as autoridades educacionais. O Bullying acontece no Brasil e no mundo tudo essa e uma brincadeira que so quem pratica acha graça e acha e a pessoa que e zoada não sofre com isso na moral pra mim com pratica o Bullying nao tem uma cueca pra lavar , não tem mulher ou ate mesmo marido. Essa e uma Brincadeira que nao pode se fazer nem com a pior pessoa, quem sofre de Bullying com o passa do tempo pode se acha a pior pessoa do mundo e acaba fazendo uma merda com o cara de Realengo que tembem sofria de Bullying na escola...
ResponderExcluirNadia Gabriela - Turma:3001
nome:Felipe santana,Felipe simoes
ResponderExcluirn:19,20
tuma;804
Nós achamos o bullying uma coisa ridicula ele não deveria existir em lugar nenhum,pois isso afeta muitos aluno,isso faz a pessoa ficar muito triste...
"Bullying": na minha opinião chamais pode ser considerado uma brincadeira, pôs em momento algum à diversão, porque pra se divertir não precisa humilhar, expor e muito menos agredir ninguém. As pessoas precisam entender que o respeito ao próximo é uma das bases primordiais para um ótimo sucesso, então vamos todos conscientizar-se que também somos pessoas e vamos tratar o próximo de forma que não gostaríamos de sermos tratados.
ResponderExcluirJéssica Guilherme da Silva Turma: 3002
6 de junho de 2011 22:12
Realmente é um assunto que deve ser tratado com muita atenção. Nossa sociedade só pióra por falta de compreenção e compaixão com o próximo. Na bíblia em Mateus 7:1 esta escrito não jugueis para que ñ sejas jugado, por isso, devemos pensar muito bem o que estamos fazendo com as pessoas que estão ao nosso redor. E lembre, não faça com os outros o você não quer que façam com você!
ResponderExcluirRenan C. de N. Paulino. - turma: 3002
"Bullying": na minha opinião jamais pode ser considerado uma brincadeira, pôs em momento algum à diversão, porque pra se divertir não precisa humilhar, expor e muito menos agredir ninguém.
ResponderExcluirALuno : Pedro Augusto
turma : 701