5 de abril de 2024

Projeto Político Pedagógico - 2024

 

O Projeto Político Pedagógico nasceu após a Constituição de 88, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade. Esse projeto é o referencial de quaisquer instituições de ensino. Regido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9394-96, sancionada em dezembro do mesmo ano possui 92 artigos voltados para a educação. Ou seja, o marco do Projeto Político Pedagógico é a LDB, que intensifica a elaboração e autonomia da construção de projetos diferenciados de acordo com as necessidades de cada instituição.

O artigo 12 da LDB diz: "Os estabelecimentos de ensino respeitando as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica".

A partir de 2019, os professores deverão ser formados para o trabalho com os novos currículos. A formação deve se dar não apenas em atividades oferecidas pelas equipes centrais e regionais, mas também no dia-a-dia das escolas, a partir da atuação da equipe gestora como condutora desse processo formativo.

• É importante que a formação na escola seja pautada pelo Projeto Pedagógico (PP).

• O PP é um documento central, pois fortalece a identidade da escola, esclarece sua organização, define objetivos para a aprendizagem dos alunos e, principalmente, define como a escola irá trabalhar para atingi-los, através de um plano de ação.

• Esse plano traz as concepções e metodologias de ensino e de avaliação que deverão nortear o trabalho dos professores com os alunos, bem como a formação docente.

• O PP também tem o potencial de ampliar o senso de pertencimento e o engajamento de toda a comunidade escolar (gestores, professores, demais profissionais da escola, pais, alunos e comunidade) em torno de um projeto comum.

• No contexto de implementação dos novos currículos, a revisão dos PPs torna-se ainda mais central. Afinal, o documento ganha uma função adicional: garantir a apropriação dos novos currículos e a reflexão sobre como trabalhá-los, dentro e fora da em sala de aula, por parte de toda a comunidade escolar.

• Dessa maneira, a revisão do PP em si torna-se um processo formativo para os professores e toda a comunidade. Além disso, uma vez revisado, o PP passa a ser também um instrumento de apoio à formação docente na escola, pois pode ser atrelado às pautas das reuniões pedagógicas e outros momentos formativos da escola ao longo do ano.[1]

Nessa perspectiva, o Projeto Político Pedagógico do CIEP 113 - Professor Waldick Pereira, reunindo a comunidade escolar, promoveu a análise e as devidas atualizações para o ano de 2023, ora aqui publicadas.

Para ler o Projeto Político Pedagógico Completo, acesse aqui no link abaixo: 

Projeto Político Pedagógico 2024 - CIEP PROFESSOR WALDIC PEREIRA




Pesquisar este blog

Seguidores