III ENCONTRO
PEDAGÓGICO
Trocando experiências:formação continuada em serviço
Apresentação
Ser educador é educar-se permanentemente, pois esse não é um
processo que se conclui ao fim de uma jornada de educação formal, antes é um
processo em que se estabelece relação contínua com o conhecimento.
Criar situações de desenvolver a formação contínua do docente no
espaço em que ele atua, constitui-se em oportunidade para a análise do seu
fazer cotidiano e o aprofundamento crítico das possíveis mudanças e melhorias da
realidade a serem realizadas.
Nóvoa (2000) ratifica a importância da formação continuada em serviço, ao
afirmar: “(...) é no espaço concreto de
cada escola, em torno de problemas pedagógicos ou educativos reais, que se
desenvolve a verdadeira formação do professor”.
Trocar experiências no próprio espaço escolar constitui-se em uma estratégia
que aproxima e cria laços entre educadores que debruçam-se sobre as
dificuldades vividas e aprendem de forma
compartilhadas os saberes desenvolvidos coletivamente.
Justificativa
Pensar e agir sobre sua própria prática apresenta-se como uma importante
ferramenta que contribuirá para a reflexão docente sobre suas ações pedagógicas
e assim como contribuirá para a identificação e como subsídios para a busca de
soluções coletivas para os problemas apresentados pela escola.
Assim, a formação continuada em serviço pode constituir-se em uma
alternativa para a melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem uma
vez que ela é realizada a partir das necessidades da comunidade escolar.
Objetivos
.
Promover formação continuada em serviço do corpo docente;
. Desenvolver aspectos
sócio-afetivos do corpo docente;
. Oportunizar a reflexão crítica sobre as ações pedagógicas realizadas na escola;
. Compartilhar saberes;
. Desenvolver
oficinas pedagógicas.
Referencial
teórico
“A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de
formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar
simultaneamente, o papel de formador e de formando.”
(Nóvoa, 1997)
"Saber administrar a formação contínua é administrar bem mais do que
saber escolher com discernimento entre diversos cursos em um catálogo. É
preciso ao professor, saber explicitar suas próprias práticas, estabelecer
balanço de suas competências e programa pessoal de formação contínua,
negociando com colegas, equipe escolar e rede educacional um projeto comum de
formação, envolvendo-se em tarefas do sistema educativo e acolhendo a formação
dos colegas, participando dela”. (Perrenoud, 2002)
DATA:
16 de agosto de 2010
ABERTURA
· Horário: 10:00
h: e 15:00h.
· Palavras da Direção
· Sensibilização:
Vídeo:
Quem mexeu no meu queijo?
· Reflexão: Vale a pena mudar
OFICINA PEDAGÓGICA
. Horário: 10:20 h: e 15:00h.
· Tema: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Noções
básicas de Libras)
· Professora Responsável: Adriana Marques
DATA: 17
de agosto de 2010
OFICINA PEDAGÓGICA
· Horário: 15:00 h: e 20:00h.
· Tema: Avaliação Externa: indicadores do
SAERJ
· Professor Responsável: Diego Gomes
DATA: 18
de agosto de 2010
OFICINA PEDAGÓGICA
· Horário: 10:00 h: e 15:00h.
· Tema: Uso seguro da Internet
· Professora Responsável: Rosalva Araujo
DATA: 19
de agosto de 2010
OFICINA PEDAGÓGICA
· Horário: 15:00h.
· Tema: Produção científica docente: a
escrita e publicação de artigos
· Professor Responsável: Ronald Apolinário
DATA: 20
de agosto de 2010
OFICINAS PEDAGÓGICAS
· Horário: 10:00 h: e 13:00h.
· Tema: Produção científica docente: a
elaboração de projeto para o Mestrado
· Professor Responsável: Ronald Apolinário
· Horário: 20:00 h.
· Tema: Uso seguro da Internet
· Professora Responsável: Rosalva Araujo
Recursos. Mídias impressas
. Tevevisor e aparelho de DVD;
. Computadores e internet
. Equipamento multimídia.
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