ELEIÇÕES 2010 –
APURAÇÃO/RESULTADOS
Candidatos eleitos pelo voto majoritário:
PRESIDENTE:
Jacaré, 144 votos: 26% dos votos válidos.
GOVERNADOR:
Beija-Flor, 255 votos: 45% dos votos válidos.
SENADOR A: Gato, 232 votos: 41% dos votos válidos.
SENADOR B: Maçã, 161 votos: 29% dos votos válidos.
Candidatos eleitos pelo voto proporcional:
DEPUTADOS FEDERAIS:
PF teve 40% dos votos válidos e elegeu 3 deputados:
- Morango,
com 131 votos;
-
Melancia,
com 71 votos;
-
Mamão,
com 22 votos.
PA teve 31% dos votos válidos e elegeu 2 deputados:
-
Onça-pintada,
com 85 votos;
-
Peixe,
com 58 votos.
PE teve 11% dos votos válidos e elegeu 1 deputado:
-
Natação,
com 43 votos.
PB teve 10% dos votos válidos e elegeu 1 deputado:
-
Pipa,
com 35 votos.
PFG teve apenas 5% dos votos e não elegeu ninguém.
VOTOS BRANCOS ou NULOS:
3%
DEPUTADOS ESTADUAIS:
PA teve 45% dos votos válidos: e elegeu 3 deputados:
-
Urubu,
com 130 votos;
-
Tamanduá-bandeira,
com 50 votos;
-
Tatu,
com 47 votos.
PF teve 27% dos votos válidos e elegeu 2 deputados:
-
Uva,
com 64 votos;
-
Pêra,
com 52 votos.
PB teve 12% dos votos e elegeu 1 deputado:
-
Skate,
com 39 votos.
PE teve 10% dos votos e elegeu 1 deputado:
-
Vôlei,
com 37 votos.
PFG teve apenas 5% dos votos e não elegeu ninguém.
VOTOS BRANCOS ou NULOS: 3%
Projeto Eleições:
cidadania começa na escola
1 Apresentação
Em outubro próximo o Brasil passará mais
um processo eleitoral e, através do qual se consolida a cada pleito, os ideais
democráticos do nosso país. Ideais que não se coadunam com a alienação do
processo eleitoral e da consciência do valor do valor em que vivem muitos
brasileiros.
Um projeto
sobre eleições deve suscitar a reflexão e a crítica a partir da análise de
questões sociais fundamentais como a violência, fome, corrupção e, sobretudo a
importância do ato de votar, propiciando o desenvolvimento de atitudes e
competências, despertando o interesse pela participação cidadã e a compreensão
de que ações presentes, conscientes ou não, se refletem o futuro
Nesse
sentido, a escola não deve ser eximir de seu compromisso com a verdadeira cidadania
e de sua responsabilidade com os educandos e deve contribuir para que ela se construa
a partir de práticas democráticas fundamentadas no conhecimento e no respeito
pelos direitos e deveres dos cidadãos.
Assim,
conhecer, analisar, questionar, refletir sobre as questões sociais e o impacto
na vida das pessoas e na sociedade é uma forma de garantir que, no futuro, a
democracia e a participação não sejam uma utopia, sem que o cidadão tenha
sequer a consciência da função de cada um de seus representantes políticos.
2 Justificativa
No período das
eleições, percebemos uma maior mobilização da sociedade frente as escolhas que deverão ser feitas e
que exercerão influência sobre o nosso cotidiano por um período de quatro anos.
Assim, considerando-se
a importância do voto consciente e do pleno exercício de cidadania e a
abrangência de temas e discussões que envolvem a questão do processo eleitoral
é que esse projeto se justifica.
3 Referencial
teórico
Para fundamentar o projeto buscamos
referencial em autores como Dimenstein (1996) que ao falar sobre cidadania
lembra que:
Cidadania é a síntese das conquistas
dos direitos obtidos pelos homens, orientados por um princípio básico: todos
são iguais perante a lei, independentemente de taça, cor, sexo, religião e
nacionalidade. O ser humano tem conhecido uma evolução dos direitos neste
século: mulheres ganharam o direito de voto; leis racistas foram extirpadas;
trabalhadores conseguiram proteção legal, etc... O conceito de cidadania hoje
está também ligado à promoção de ações que garantam igualdade de oportunidades,
assegurando a todos educação, saúde e nutrição". (DIMESNTEIN, 1996)
Também valemo-nos de Peta (1995) que
estabelece a relação entre cidadania e a participação, o dever e o exercício
dos direitos civis e políticos quando diz:
A idéia de cidadania está ligada à cidade.
Cidadão significatanto o habitante de uma cidade como a pessoa que tem direitos
civis e políticos, ou seja, aquela que é protegida e está submetida à lei, e
que tem o direito de participar da vida política.
A noção de cidadania surgiu na
Antiguidade (aproximadamente há dois mil anos), quando a cidadania era símbolo
da unidade comunitária. Cada chefe de família de uma comunidade era dono de
terras e tinha o dever de participar da vida pública e política de sua cidade.
Em outras palavras, ele tinha o dever - e o privilégio - de ser cidadão.
Portanto a palavra cidadania é
derivada de cidade. É no espaço público que os que têm direito à participação
política se encontram, na Antiguidade e hoje também, para defender seus
interesses e os interesses da comunidade.
É por isso que, quando um grupo de cidadãos se reúne, pacificamente, em um espaço público, para se manifestar acerca dos problemas nacionais, (...) participar de um comício ou de uma assembléia, comemorar a vitória do seu time ou participar de uma festa popular, não pode haver repressão. PETA (1995, págs 12-13)
É por isso que, quando um grupo de cidadãos se reúne, pacificamente, em um espaço público, para se manifestar acerca dos problemas nacionais, (...) participar de um comício ou de uma assembléia, comemorar a vitória do seu time ou participar de uma festa popular, não pode haver repressão. PETA (1995, págs 12-13)
Com Shimidt (2001), que questiona O que é ser cidadão?, aprendemos que:
As pessoas que formam a população de
uma cidade recebem o nome de citadinos. Mas existe uma outra palavra, parecida
com esta, que seve para designar algo bem diferente - é a palavra cidadão. O
que é ser cidadão? esta palavra surgiu há mais de 200 anos, na França, quando
as pessoas passaram a fazer e ter leis que garantissem os seus direitos. Antes
elas eram apenas súditos, isto é, tinham que fazer tudo o que os governantes da
época, os reis, mandavam.
Aqui no Brasil, a população
brasileira passou a ter suas leis somente depois que o Brasil se separou de
Portugal, isto é, após 1822. Daí para frente, os brasileiros puderam eleger
seus representantes e, atualmente, são eleitos desde o presidente da república
até os vereadores. Assim nós podemos dizer que os moradores da cidade são
cidadãos, porque eles elegem pessoas que fazem as leis que irão garantir seus
direitos e seus deveres de forma que as suas necessidades possam ser atendidas.
Hoje em dia, principalmente nas
grandes cidades brasileiras, as necessidades das pessoas - as chamadas
necessidades urbanas - são muitas: necessidade de moradia, transporte, emprego,
segurança, serviços de água, luz, esgoto, telefone, necessidade de atendimento
à saúde e aos idosos, alimentos, vestuário, lazer. Em muitas cidades
brasileiras a maioria das pessoas ainda não tem as suas necessidades plenamente
atendidas e ainda precisam se organizar e lutar para serem cidadãos. (SHIMIDT, 2001, pág. 132)
4 Objetivos
- Despertar a consciência cidadã;
- Oportunizar o pensamento crítico;
- Criar oportunidades de análise, síntese e avaliação
sobre os problemas brasileiros;
- Perceber a importância do ato de votar, sua
responsabilidade nas mudanças e permanências dos graves problemas sociais do
país;
- Construir o conceito de democracia, eleição, voto,
título de eleitor;
- Conhecer a evolução e a história do voto e a
influência do contexto histórico-político nos processos de eleições no Brasil;
- Conhecer o significado do voto consciente e
valorizar sua importância como instrumento de transformação social e exercício
vivo da cidadania;
- Fazer entrevista com representantes da comunidade e
sobre o exercício de cidadania através do voto;
- Escutar, respeitar e valorizar as discussões e
pensamentos e opiniões expressados;
- Posicionar-se frente aos problemas sociais
reconhecendo seu papel como elemento transformador através do voto;
- Adotar atitudes de responsabilidade;
- Compreender o sistema eleitoral brasileiro.
- Incentivar a participação ativa no processo de
escolha e decisão de voto;
- Reconhecer a importância da escolha de bons
candidatos para os contextos local, estadual e nacional;
- Conhecer, discutir e analisar a Lei da Ficha Limpa;
- Pesquisar a vida pública dos candidatos a cargos
eletivos para 2010.
- Identificar os candidatos, seus partidos políticos
e siglas.
- Pesquisar o funcionamento dos três poderes em nível
federal, estadual e municipal;
- Conhecer as funções relativas aos cargos a serem
disputados nas eleições 2010;
- Conhecer as propostas dos candidatos à Presidência
da República, ao Governo do Estado e às Câmara Estadual e Federal;
- Analisar a pertinência das propostas frente às
necessidades locais e estaduais;
- Analisar criticamente as promessas e as
possibilidades reais de seu cumprimento;
- Reconhecer-se como cidadão responsável pelos
destinos de sua comunidade e de seu país através do voto;
- Tornar-se multiplicador na função de eleitor
consciente junto à família e à comunidade local;
- Respeitar as opiniões dos colegas de intercâmbio e
da escola fazendo comentários construtivos sobre suas produções textuais;
- Realizar visita pedagógica à Assembléia Legislativa
do Rio de Janeiro – ALERJ;
- Utilizar a Urna
eletrônica simulando o exercício de voto no dia eleição;
- Utilizar o computador e a internet como ferramenta
para a pesquisa e a aprendizagem;
- Assistir à propaganda eleitoral gratuita;
- Assistir a filmes que tratem da luta pela democracia
e pelo voto no Brasil e no mundo;
- Ouvir atenta e criticamente os jingles da campanha eleitoral;
- Ler e/ou ouvir e analisar o slogan da campanha
eleitoral dos candidatos;
- Participar e posicionar-se criticamente em debates;
- Levantar dados e elaborar gráficos e tabelas;
- Produzir textos em diversos gêneros textuais
(relatórios, cartazes, murais; quadrinhos, charges, músicas, paródias, poesias,
abaixo-assinados, reinvidicações, sugestões e propostas, etc);
- Registrar idéias, sentimentos,
reivindicações e imagens;
5 Metodologia e
estratégias
Atividades acontecerão em sala de aula
mediadas pelos professores responsáveis por cada turma e no Laboratório de
Informática Educativa pela Orientação Tecnológica, sendo eles:
- Rosalva Maria Gomes de Araujo:
Informática Educacional
- Edvar: Sociologia
- Daniel: História e Filosofia
- Marta: História
- Luciana: Artes
- Nádia: Artes
- Cláudia Torres: Ensino Religioso
Os professores responsáveis, de forma
dialógica e em aulas expositivas e/ou mediadas coordenarão atividades
realizadas em grupo de:
- pesquisa, leitura e análise em livros,
revistas, jornais, folhetos, fotos, internet sobre os diversos setores da
sociedade (Educação, Economia, Segurança Pública, Saúde) e a estrutura dos
poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e suas atribuições;
- leitura e análise crítica de textos,
cartazes, banners e propaganda política, etc;
- leitura e análise de propostas de
governo dos candidatos frente às necessidades do eleitor e suas possibilidades
de exequibilidade;
- visitações pedagógicas à Assembléia
Legislativa do Rio de Janeiro;
- sessões da propaganda eleitoral
gratuita;
- sessão de filmes/vídeos;
- realização de relatório a partir das
sessões da propaganda eleitoral gratuita e das visitações pedagógicas;
- realização de pesquisa e análise
crítica da vida parlamentar e política dos candidatos à reeleição e o
cumprimento de suas promessas e plano de governos no mandato atual;
- realização de entrevistas;
- realização de debates e participação em
atividades orais;
- utilização de diversas mídias como
ferramentas pedagógicas;
- levantamento de dados e elaboração de
gráficos e tabelas;
- produção de textos em diversos gêneros
textuais;
- simulação de eleições e exercício de
votos com urna eletrônica;
- publicação dos trabalhos no site do
CIEP BRIZOLÃO 113 – WALDICK PEREIRA;
6 Recursos
6.1 Humanos
Direção, Professores,
Orientação Tecnológica, Auxiliar de Biblioteca, alunos e apoio administrativo.
6.2 Materiais
- computadores;
- Internet;
- impressora e tonner
- Equipamento multimídia (Datashow)
- Televisor;
- Aparelho de DVD;
- Vídeos;
- papel A4;
- papel 40 quilos;
- caneta hidrográfica Pilot (preta, vermelha, azul e
verde);
- cola;
- tesoura;
- fita adesiva larga;
7 Anos de escolaridade
Ensino Médio (3º, 2º e 1º) Fundamental (6º ao 9º ano)
8 Público-alvo
Comunidade interna e externa do CIEP BRIZOLÃO 113 –
WALDICK PEREIRA
.
9 Cronograma
9 Cronograma
Desenvolvimento: 3º bimestre de 2010.
Culminância: 27 de setembro de 2010.
10 Acompanhamento e
avaliação
Será feita durante todo o processo
através da observação das atividades desenvolvidas, dos textos produzidos e na
participação e comentários no blog.
Referências
DIMENSTEIN, Gilberto. Cidadão de Papel. – 16° ed.
São Paulo: Editora Ática, 1999.
JOLIBERT, J. et al. Formando crianças leitoras. Artes Médicas. Porto Alegre, 1994.
MICHALANY, Douglas. Novo curso de Estudos Sociais. Edições Michalany. São Paulo, 1987.
PETTA, Nicolina Luiza de. A fábrica e a cidade até 1930. – São Paulo: Atual, 1995.
RODRIGUES, Carla. Ética e Cidadania – Carla Rodrigues e Hebert de Souza (Betinho) –
São Paulo: Editora Moderna, 1994.
SHIMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. Historiar, fazendo, contando e narrando a
história. (vol. 3). São Paulo Editora Scipione, 2001.
Revista do professor – abril a junho de 2004, ano XX.
Nº 78.
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