Imagem é tudo já dizia o comercial de televisão.
Para ser trabalhada em sala de aula, as imagens constituem-se em excelente recurso para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de interpretação de textos.
Para trabalhar esse tema, professores do CIEP 113 participaramde uma oficina pedagógica apresentada pela Orientadora Tecnólogica Rosalva Araujo, nesse sábado (02/04).
Para trabalhar esse tema, professores do CIEP 113 participaramde uma oficina pedagógica apresentada pela Orientadora Tecnólogica Rosalva Araujo, nesse sábado (02/04).
TEMA: IMAGEM É
TUDO: Leitura e interpretação de textos visuais: pelo multiletramento nas
práticas pedagógicas dos alunos do ensino médio
Vivemos
no tempo em que a mensagem escrita de forma linear tradicional cede lugar à
mensagens visuais e em que a comunicação se faz através de símbolos, ícones,
gráfico, e de imagens que promovem a comunicação de valores, ideias e a
transmissão de cultura de forma cada vez mais rápida.
Nesse
sentido, é importante a inserção de práticas pedagógicas que assegurem o
desenvolvimento de competências estéticas e críticas dos alunos através dos
significados da comunicação visual como forma de torná-lo apto para a leitura
do mundo em que ele atua.
O
desenvolvimento de ações que promovam o desenvolvimento de habilidades e
competências de leitura estética e crítica deve ser uma das responsabilidades
da escola.
Conscientes
de que todos estão expostos a toda sorte de comunicação visual, o projeto se
justifica considerando-se a “inserção de práticas pedagógicas no currículo
escolar que tentem sistematizar o que nosso aluno já faz aleatória e
inadvertidamente fora de sala de aula”[1]
- Integrar
pedagogicamente as diversas mídias existentes na escola;
-
Promover a formação continuada em serviço dos docentes;
-
Ampliar os espaços de construção coletiva de conhecimentos;
-
Ampliar o universo conceitual e o vocabulário
- Aplicar
a matriz de referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação
Básica – SAEB;
- Utilizar
a mídia suporte aplicada aos gêneros textuais propostos pelo currículo mínimo;
- Introduzir e
fortalecer o conceito de imagem como texto;
- Aprofundar o aspecto crítico na leitura de textos
visuais;
- Criar significados a partir da concepção multimídia
do texto;
- Ler e interpretar textos segundo princípios
semióticos realizados de diferentes modos;
- Desenvolver aspectos estéticos e de apreciação
crítica de textos visuais.
REFERENCIAL TEÓRICO
O
projeto fundamenta-se na pedagogia de projetos e na concepção de multiletramento
e da multimodalidade textual proposta por autores como de GARIBALDI (2004);
KRESS & VAN LEEUWEN (1996); DIONÍSIO (2005); MARCUSCHI (2005); dos PCNs
(1998).
Segundo
Garibaldi (2004, p.16), “os projetos são sugeridos como alternativa viável,
cuja função é a de transformar a aprendizagem em algo contextualizado,
significativo, mais dinâmico e motivador”.
KRESS
& VAN LEEUWEN (1996) afirmam que devemos buscar “olhar uma página inteira
como um texto integrado (...) tentando derrubar as fronteiras disciplinares
entre o estudo da língua e o estudo das imagens” (1996:183).
“A noção de letramento como habilidade de ler
e escrever não abrange todos os diferentes tipos de representação do
conhecimento existentes em nossa sociedade. Na atualidade, uma pessoa letrada
deve ser uma pessoa capaz de atribuir sentidos a mensagens oriundas de
múltiplas fontes linguagem, bem como ser capaz de produzir mensagens,
incorporando muitas fontes de linguagem”. (DIONÍSIO, 2005: 159)
METODOLOGIA
O
projeto se dará por meio de oficinas pedagógicas e será desenvolvido a partir
da leitura e da análise crítica e estética de diversos gêneros textuais visuais
como: telas de pinturas; fotografias; encartes e folders, logomarcas,
desenhos, caricaturas, gravuras, etc com o apoio de mídias impressas e
digitais, durante todo o aluno letivo.
Tema: A dança da vida, de Edward Munch
Atividade
1: Leitura e interpretação do texto visual (apresentação eletrônica)
Atividade 2: Resenha crítica de Bia Moreira (editor de
textos, reprodução fotocopiada) – leitura e análise do texto; exercícios com
ênfase na matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB;
Atividade 3: Resumo do texto A dança da vida – (produção textual – técnicas do apagamento; da
generalização e da construção)
RECURSOS:
- Computador e impressora;
- Internet;
- Mídia de armazenamento;
- Ferramentas editor de textos e apresentação eletrônica
- Equipamento multimídia;
- material impresso de apoio;
- TV e Vídeo
- Livros, jornais e revistas diversos;
- Encartes e foldes diversos;
- Telas de pinturas
- Gravuras diversas, etc
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que o aluno, reconheça e diferencie os diversos gêneros textuais visuais assim como sua função e intencionalidade do autor
AVALIAÇÃO: A partir da participação nas atividades propostas considerando-se os aspectos qualitativos em predominância sobre os quantitativos.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. V. 2. Brasília: A Secretaria, 1998.
DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
GARIBALDI, A.B. Interação em Projetos Colaborativos em Rede em Ambientes de Inglês como LE. Dissertação de Mestrado. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2004.
KRESS, G. & VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge. 1996.
OLIVEIRA, Sara. Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Linguagem & Ensino, Vol. 9, No. 1, 2006.
http://www.moderna.com.br/moderna/novidades2007/medio/oficina_oficina.htm
http://www.faccamp.br/apoio/CleberLima/arte_sec_XX/apresentaCAo-EdwardMunch.pdf
[1] OLIVEIRA, Sara. Texto visual e leitura crítica: o
dito, o omitido, o sugerido. Linguagem & Ensino, Vol. 9, No. 1, 2006
Agora é a hora da pausa para o cafezinho
ResponderExcluirParabéns!
É assim que se caminha; arregaçando as mangas e "fazendo", em vez de reclamar de tudo, não é?
Boa sorte para o Projeto!