1.
INTRODUÇÃO
O Projeto De olho no futuro,
realizado desde 2004, integra-se hoje ao Projeto # Partiu Universidade da
Secretaria Estadual de Educação.
Sob o tema Ações
presentes e desafios futuros, em
20/03/2018), o professor Diego Gomes tratou da participação do candidato no
ENEM como exigências para a obtenção de bolsas de estudo nos programas
governamentais, como SISU e PROUNI.
2. JUSTIFICATIVA
Muitos de nossos alunos chegam às séries finais dos Ensinos
Fundamental e Médio sem ter a clareza sobre as decisões e sobre os rumos a
serem tomados sobre sua vida profissional e acadêmica.
Assim, torna-se relevante que a escola traga esclarecimentos sobre
as múltiplas possibilidades oferecidas para esses alunos e que apresente as
alternativas e exigências a que eles estarão submetidos, auxiliando-os nesse
momento complexo de suas vidas, assim como das possibilidades que terão de
acesso aos cursos pelos programas oferecidos a partir de sua participação no ENEM.
3. OBJETIVOS
- Assistir
à palestra Ações presentes e
desafios futuros: o difícil momento da decisão como um momento de reflexão sobre as
potencialidades e a escolha da profissão;
- Conhecer
os programas e as condições de acesso aos projetos SISU e PROUNI;
- Compreender
o impacto dos resultados das avaliações externas sobre as possibilidades de
acesso a cursos técnicos e universitários;
- Conhecer o perfil e as habilidades e
competências necessárias às diversas profissões no mercado de trabalho atual,
suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade
pessoal;
- Preparar
os alunos do Ensino Médio para a escolha consciente da futura profissão;
- Auxiliar
a decisão dos alunos ao optarem por uma ou outra formação profissional
4. METODOLOGIA
O desenvolvimento do projeto se dará em duas etapas:
Na primeira etapa, será realizada uma pesquisa sobre os programas
governamentais de acesso aos cursos universitários e profissionalizantes.
Na segunda, as turmas participarão da palestra e das discussões
sobre os cursos oferecidos a partir de sala participação no ENEM.
5. PÚBLICO-ALVO
-
Alunos do 3º ano do Ensino Médio
6. RECURSOS
-
Computador e internet;
- Equipamento multimídia (Datashow).
1.
INTRODUÇÃO
O Projeto De olho no futuro,
realizado desde 2004, integra-se hoje ao Projeto # Partiu Universidade da
Secretaria Estadual de Educação.
Sob o tema Ações presentes e desafios futuros, em 20/03/2018), o professor Diego Gomes tratou da participação do candidato no ENEM como exigências para a obtenção de bolsas de estudo nos programas governamentais, como SISU e PROUNI.
Sob o tema Ações presentes e desafios futuros, em 20/03/2018), o professor Diego Gomes tratou da participação do candidato no ENEM como exigências para a obtenção de bolsas de estudo nos programas governamentais, como SISU e PROUNI.
2. JUSTIFICATIVA
Muitos de nossos alunos chegam às séries finais dos Ensinos
Fundamental e Médio sem ter a clareza sobre as decisões e sobre os rumos a
serem tomados sobre sua vida profissional e acadêmica.
Assim, torna-se relevante que a escola traga esclarecimentos sobre as múltiplas possibilidades oferecidas para esses alunos e que apresente as alternativas e exigências a que eles estarão submetidos, auxiliando-os nesse momento complexo de suas vidas, assim como das possibilidades que terão de acesso aos cursos pelos programas oferecidos a partir de sua participação no ENEM.
Assim, torna-se relevante que a escola traga esclarecimentos sobre as múltiplas possibilidades oferecidas para esses alunos e que apresente as alternativas e exigências a que eles estarão submetidos, auxiliando-os nesse momento complexo de suas vidas, assim como das possibilidades que terão de acesso aos cursos pelos programas oferecidos a partir de sua participação no ENEM.
3. OBJETIVOS
- Assistir
à palestra Ações presentes e
desafios futuros: o difícil momento da decisão como um momento de reflexão sobre as
potencialidades e a escolha da profissão;
- Conhecer
os programas e as condições de acesso aos projetos SISU e PROUNI;
- Compreender
o impacto dos resultados das avaliações externas sobre as possibilidades de
acesso a cursos técnicos e universitários;
- Conhecer o perfil e as habilidades e
competências necessárias às diversas profissões no mercado de trabalho atual,
suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade
pessoal;
- Preparar
os alunos do Ensino Médio para a escolha consciente da futura profissão;
- Auxiliar a decisão dos alunos ao optarem por uma ou outra formação profissional
- Auxiliar a decisão dos alunos ao optarem por uma ou outra formação profissional
4. METODOLOGIA
O desenvolvimento do projeto se dará em duas etapas:
Na primeira etapa, será realizada uma pesquisa sobre os programas
governamentais de acesso aos cursos universitários e profissionalizantes.
Na segunda, as turmas participarão da palestra e das discussões sobre os cursos oferecidos a partir de sala participação no ENEM.
Na segunda, as turmas participarão da palestra e das discussões sobre os cursos oferecidos a partir de sala participação no ENEM.
5. PÚBLICO-ALVO
-
Alunos do 3º ano do Ensino Médio
6. RECURSOS
-
Computador e internet;
- Equipamento multimídia (Datashow).
- Equipamento multimídia (Datashow).
Nenhum comentário:
Postar um comentário