16 de abril de 2020

Projeto de Leitura 2020


PROJETO DE LEITURA 2020
“Estou à procura de um livro para ler. É um livro todo especial. Eu o imagino como a um rosto sem traços. Não lhe sei o nome nem o autor. Quem sabe, às vezes penso que estou à procura de um livro que eu mesma escreveria. Não sei. Mas faço tantas fantasias a respeito desse livro desconhecido e já tão profundamente amado. Uma das fantasias é assim. Eu o estaria lendo e de súbito, uma frase lida, com lágrimas nos olhos diria em êxtase de dor e de enfim libertação: Mas é que eu não sabia que se pode tudo, meu Deus.”    (Clarice Lispector)


1. INTRODUÇÃO
A importância da leitura é indiscutível quando o assunto em pauta é educação. Diante, então, do valor fundamental no processo de formação do leitor, escola vê-se frente à tarefa de despertar e desenvolver o interesse e o hábito da leitura em seus alunos.  Nesse sentido, torna-se importante destacar que é função e obrigação da escola dar amplo e irrestrito acesso ao mundo da leitura, e isto inclui a leitura informativa, mas também a leitura literária; a leitura para fins pragmáticos, mas também a leitura de fruição; a leitura que situações da vida real exigem, mas também a leitura que nos permita escapar por alguns momentos da vida real (PAIVA e OLIVEIRA, 2011, p. 478).
Destaca Fiorin (2004) que
A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em suas várias formas. Lê-se para entender e conhecer. Lê-se por sonhar, viajar com a imaginação. Lê-se por prazer e curiosidade. Lê-se para aprender e ficar informado. Lê-se para questionar e resolver problemas. Sendo a mais geral das habilidades, a leitura acaba determinando o sucesso ou fracasso na vida escolar (FIORIN, 2004, p.3).
Entretanto, mesmo considerando a importância da leitura, as práticas pedagógicas, muitas vezes, ao contrário do desejado, são marcadas pelo desinteresse e resistência dos alunos sobre o ato de ler e os pressupostos apresentados por Fiorin (2004) não se fazem presente no cotidiano das escolas que vem falhando na tarefa de formar leitores que, além de dominar as habilidades de leitura, também gostem de ler e continuem a fazer isso depois que estiverem longe dela (AMORIM, 2008, p. 16).
Destacando a importância da leitura, defende Grossi (2008) que pessoas que não são leitoras têm a vida restrita à comunicação oral e dificilmente ampliam seus horizontes, por ter contato com ideias próximas das suas, nas conversas com amigos. E, de acordo com seu entendimento, é nos livros que temos a chance de entrar em contato com o desconhecido, conhecer outras épocas e outros lugares –e, com eles abrir a cabeça (GROSSI, 2008, p.03).
Nesse contexto, a preocupação com o desenvolvimento de projetos que incentivem a leitura está presente nas preocupações de pesquisadores, nas discussões de educadores e nas análises das instituições educacionais que defendem e incentivam a criação de projetos de leitura. A partir desses pressupostos, o legado de Clarice Lispector, autora de romances, crônicas e contos, e considerada uma das maiores escritoras que o Brasil já teve, tem inspirado leitores, professores e outros tantos escritos. 

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