Rosalva

 
Projeto: III Sarau Literário
Tema: Euclides da Cunha: o homem que revelou o sertão nordestino
Subtema: Euclides da Cunha: o homem que revelou o nordeste brasileiro
Professora responsável: Rosalva Maria Gomes de Araújo Oliveira
Turmas e alunos envolvidos: 3001 e 3002 – 1º turno
Apresentação: O centenário da morte de Euclides da Cunha suscita uma reflexão sobre as denúncias presentes em sua obra Os sertões, de 1902, sobre a realidade físico-social a que estava sujeito o sertanejo nordestino no passado e que ainda persiste no nordeste brasileiro.
Justificativa: Tendo em vista o centenário da morte de Euclides da Cunha e a importância de sua obra Os sertões, é relevante a reflexão crítica sobre as condições em que viviam e vivem os sertanejos nordestinos a despeito das inúmeras denúncias realizadas pelo autor em sua obra.
Objetivos:
- Conhecer a importância da obra Os sertões no centenário da morte de seu autor Euclides da Cunha;
- Conhecer a vida e a obra do autor que revelou a face do nordeste para os centros urbanos brasileiros;
- Utilizar novas mídias como ferramentas para aprendizagem;
- Utilizar internet para a realização de pesquisas;
- Baixar arquivos de áudio e vídeo para ilustrar trabalhos;
- Produzir apresentação hipermídia;
- Produzir vídeo de entrevistas;
- Conhecer nordestinos da comunidade, suas histórias de êxodo, de lutas e vitórias;
- Criar hiperlinks para a apresentação do trabalho;
- Utilizar ferramentas BrOfficeWrite e BrOfficeImpress ou Word, Power Point e Windows Movie Maker;
- Participar de atividades em grupo;
- Socializar conhecimentos e produção digital no III Sarau Literário do CIEP 113 BRIZOLÃO – WALDICK PEREIRA.
Metodologia:
Primeira etapa: Apresentação do trabalho
- Apresentação da proposta de atividade como parte na participação no III Sarau Literário no CIEP BRIZOLÃO 113 – WALDICK PEREIRA;
- Organização da turma em grupos de 03 (três) alunos;
- Brainstorm: sugestão de idéias com participação dos alunos;
Primeira etapa: Conhecendo Euclides da Cunha e sua obra Os sertões
- navegação livre pela internet;
- seleção de sites
- criação de documento em editor de textos;
- registro de hiperlinks selecionados.
Segunda etapa: Cantos sertanejos – criando trilha sonora
- pesquisas na internet de letras de músicas que retratem a difícil realidade do sertanejo nordestina;
- fazer download de arquivos de imagem e som;
- elaboração de produto hipermídia, utilizando ferramenta Impress ou PowerPoint;
Terceira etapa: Nossos fortes sertanejos
- produção de vídeo com gravações de entrevistas com sertanejos nordestinos de sua comunidade e do entorno da escola, utilizando câmera digital.
Quarta etapa: Sons, imagens e sabores: cultura nordestina em foco
- download de vídeos e áudio que representem a cultura nordestina;
Quinta etapa: Corredor cultural: Exposição de trabalhos
- elaboração de cartazes sobre a realidade nordestina e seus aspectos sócio- culturais;
- exibição de fotos de Euclides da Cunha;
- exibição de texto-músicas com a temática nordestina
Sexta etapa: III Sarau Literário: Centenário da morte de Euclides da Cunha
- Apresentação dos trabalhos realizados;
- Socialização e participação no Sarau Literário.
Recursos:
            - humanos: Professora de Língua Portuguesa e alunos das turmas 3001 e 3002 – 1º turno;
            - materiais: computadores, internet, ferramentas de apresentação (Impress ou Power Point), e de produção de vídeo (Windows Movie Maker); editor de texto (Word ou Write); equipamento multimídia (Datashow).
            - espaços físicos: Laboratório de Informática, Auditório, Refeitório.
Duração: 8 horas-aula
Avaliação:  Através da utilização dos recursos tecnológicos e dos espaços físicos da escola, além da interação e participação das atividades em grupo.
 Interfaces: Geografia – História – Educação Artística – Literatura – Tecnologias na Educação 
Produto final: Vídeo Os sertões


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores