10 de agosto de 2010

III ENCONTRO PEDAGÓGICO


III ENCONTRO PEDAGÓGICO
 Trocando experiências:formação continuada em serviço

Apresentação
Ser educador é educar-se permanentemente, pois esse não é um processo que se conclui ao fim de uma jornada de educação formal, antes é um processo em que se estabelece relação contínua com o conhecimento.
Criar situações de desenvolver a formação contínua do docente no espaço em que ele atua, constitui-se em oportunidade para a análise do seu fazer cotidiano e o aprofundamento crítico das possíveis mudanças e melhorias da realidade a serem realizadas.
Nóvoa (2000) ratifica a importância da formação continuada em serviço, ao afirmar: “(...) é no espaço concreto de cada escola, em torno de problemas pedagógicos ou educativos reais, que se desenvolve a verdadeira formação do professor”.
Trocar experiências no próprio espaço escolar constitui-se em uma estratégia que aproxima e cria laços entre educadores que debruçam-se sobre as dificuldades vividas e aprendem de forma  compartilhadas os saberes desenvolvidos coletivamente.
 Justificativa
Pensar e agir sobre sua própria prática apresenta-se como uma importante ferramenta que contribuirá para a reflexão docente sobre suas ações pedagógicas e assim como contribuirá para a identificação e como subsídios para a busca de soluções coletivas para os problemas apresentados pela escola.
Assim, a formação continuada em serviço pode constituir-se em uma alternativa para a melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem uma vez que ela é realizada a partir das necessidades da comunidade escolar.
    Objetivos
  Promover formação continuada em serviço do corpo docente;
.    Desenvolver aspectos sócio-afetivos do corpo docente;
.    Oportunizar a reflexão crítica sobre as ações pedagógicas realizadas na escola;
.    Compartilhar saberes;
.    Desenvolver oficinas pedagógicas.
Referencial teórico
A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar simultaneamente, o papel de formador e de formando.”  (Nóvoa, 1997)
 "Saber administrar a formação contínua é administrar bem mais do que saber escolher com discernimento entre diversos cursos em um catálogo. É preciso ao professor, saber explicitar suas próprias práticas, estabelecer balanço de suas competências e programa pessoal de formação contínua, negociando com colegas, equipe escolar e rede educacional um projeto comum de formação, envolvendo-se em tarefas do sistema educativo e acolhendo a formação dos colegas, participando dela”. (Perrenoud, 2002)
DATA: 16 de agosto de 2010
 ABERTURA
·  Horário: 10:00 h: e 15:00h.
·  Palavras da Direção
·  Sensibilização: Vídeo:
Quem mexeu no meu queijo?
·  Reflexão: Vale a pena mudar
OFICINA PEDAGÓGICA
. Horário: 10:20 h: e 15:00h.
·  Tema: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais (Noções básicas de Libras)
·  Professora Responsável: Adriana Marques
DATA: 17 de agosto de 2010
 OFICINA PEDAGÓGICA
·  Horário: 15:00 h: e 20:00h.
·  Tema: Avaliação Externa: indicadores do SAERJ
·  Professor Responsável: Diego Gomes
DATA: 18 de agosto de 2010
 OFICINA PEDAGÓGICA
·  Horário: 10:00 h: e 15:00h.
·  Tema: Uso seguro da Internet
·  Professora Responsável: Rosalva Araujo
DATA: 19 de agosto de 2010
 OFICINA PEDAGÓGICA
·  Horário: 15:00h.
·  Tema: Produção científica docente: a escrita e publicação de artigos
·  Professor Responsável: Ronald Apolinário
DATA: 20 de agosto de 2010
 OFICINAS PEDAGÓGICAS
·  Horário: 10:00 h: e 13:00h.
·  Tema: Produção científica docente: a elaboração de projeto para o Mestrado
·  Professor Responsável: Ronald Apolinário
·  Horário: 20:00 h.
·  Tema: Uso seguro da Internet
·  Professora Responsável: Rosalva Araujo
    Recursos
.
Mídias impressas
. Tevevisor e aparelho de DVD;
. Computadores e internet
. Equipamento multimídia.
 

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