2 de junho de 2010

COMUNICAÇÃO I


TEXTO A: O QUE É COMUNICAÇÃO?

O QUE É COMUNICAÇÃO?
“ Primeiro, repare bem nesta palavra: Co-mu-ni-ca-ção. Repare só no começo dela: COMUM... Não parece que comunicação é a continuação da palavra COMUM? Não parece que começa com a palavra COM? Pois é assim  mesmo.
O que é COMUM? Quer dizer uma coisa ou idéia ou fato que é meu, seu e de toda a gente. É geral. Não tem um só dono. Pertence a todos.
O que é COM? Quer dizer junto, perto, misturado. Aquilo ou aquele que não está sozinho.
Agora, a gente bem pode ter a idéia do que é a COMUNICAÇÃO. É o jeito de estarmos todos juntos, um com o outro, em comum, em comunhão. É a gente fazer uma ligação com o outro, com outra pessoa. Participar, tomar parte, avisar, informar, conviver, viver perto.
E COMO É QUE ACONTECE A COMUNICAÇÃO?
Acontece quando falo com você. Quando você fala comigo. Quando escrevo uma carta para meu amigo. Quando telefono para meu primo.
Quando a menina lê um livro de história. Quando o rádio me dá uma notícia, quando vejo televisão, quando a gente lê revistas e jornais, quando vamos ao cinema, quando ouvimos música, quando assistimos a um jogo de futebol e torcemos juntos, quando dançamos... De muitos modos acontece a comunicação.
Portanto, a comunicação é uma coisa ótima. Quando aprendo a ler e a escrever, estou aprendendo a me comunicar. Quando vejo uma peça de teatro, os atores estão se comunicando comigo. Se eu recebo um telegrama, recebo uma comunicação, um aviso, um recado de amizade.”
 (Laís C. de Araújo. O grande blá- blá-blá.p.16-17)


TEXTO B: COMUNICAÇÃO NÃO É PRIVILÉGIO DOS SERES HUMANOS

A comunicação não é privilégio dos seres humanos. Veja o que diz a repórter Nancy Campos, na revista Incrível:
“Há macacos que comunicam aos companheiros a chegada de predadores através de um código peculiar.
Certos pássaros precisam ouvir seus pais cantarem; do contrário destoam da espécie. O processo é similar ao de um ser humano aprendendo a falar.
A luminosidade de um vaga-lume nada mais é que um chamado de amor: cada espécie tem seu código secreto.
Há animais que se comunicam por meio de gestos: é o caso das formigas que, quando se encontram, esfregam as antenas, comunicando-se.
Veja o cão: pula alegre, late com a chegada de seu dono. Mas arreganha os dentes e franze o focinho à simples aproximação de um estranho, como de uma forma de manifestar sua raiva.”


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores