29 de setembro de 2017


PROJETO DIREITOS HUMANOS
Direitos Humanos e Cidadania se aprendem na Escola

          A escola, por sua característica multicultural, se apresenta como um cenário em que as diferenças e a diversidade se evidenciam e, nesse sentido,  promover a cultura do respeito, da solidariedade é reconhecer que a escola não pode se eximir da responsabilidade da realização da discussão sobre os direitos humanos. 
          De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, a Educação em Direitos Humanos é
[...] compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões:a) apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos e a sua relação com os contextos internacional, nacional e local;b) afirmação de valores, atitudes e práticas sociais que expressem a cultura dos direitos humanos em todos os espaços da sociedade;c) formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político;d) desenvolvimento de processos metodológicos participativos e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados;e) fortalecimento de práticas individuais e coletivas que gerem ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos humanos, bem como da reparação das violações (PNEDH, 2007. p. 17).
        Objetivando combater preconceitos e discriminações e visando promover a valorização das diferenças e garantir direitos e deveres e desenvolver o sentido de cidadania, o projeto será desenvolvido em duas etapas: a primeira envolverá estudos relativos à Declaração Universal dos Direitos Humanos e a segunda, a diversidade cultural brasileira, resgatando a cultura africana e indígena na formação da cultura brasileira (Leis 10.639/03 e 11.645/08), além de promover o debate da diversidade religiosa brasileira através da realização do III Colóquio Inter-religioso no CIEP 113.
          Nessa primeira etapa, foram realizadas leituras, análises de textos, letras de músicas, imagens e publicidade; charges, fotografias, notícias publicadas em jornais, revistas e internet, Sessão de vídeos e Leitura e ilustração da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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