3 de dezembro de 2017

OPINIÃO



1. VÍCIO EM TECNOLOGIA
Com a democratização do acesso às tecnologias, que possibilitou a chamada inclusão digital, reflexões sobre a dependência dos indivíduos em relação aos diversos recursos têm ganhado espaço para discussão. Acidentes de trânsito, problemas de saúde física e mental, sedentarismo, queda de desempenho no trabalho e problemas nas relações cotidianas, por exemplo, são alguns dos assuntos relacionados ao uso indiscriminado dos recursos tecnológicos, principalmente o celular. Especialistas já chamam a prática viciosa de distúrbio e comparam à dependência química.

33 comentários:

  1. Mikael Aquino- 3003.

     A dependência do seres humanos a tecnologia se tornou um problema mundial que trazem consequências ao comportamento. Grande parte da população possui um aparelho, sofremos com o medo de ficar sem eles,além de passar horas sem controlar o impulso de olhar alguma nova mensagem,assim demonstrando os alarmantes sintomas de vício. Nós jovem que na maioria das vezes possuimos tempo livre após o horário escolar, nos torna cada vez mais alvos de publicidades atrativas como jogos online,redes sociais e etc. Como consequência nos tornamos pessoas facilmente influenciadas,além de mudanças no comportamento como a hiperatividade,ansiedade social ,e casos extremos como agressão,depressão e o risco de serem expostos por más pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Se não usado devidamente o uso desses aparelhos pode realmente causar grandes problemas de saúde a população, porém sabe-se que foram criados no intuito de melhorar a qualidade de vida e distribuição das informações. Quando usados de maneira corretamente, podem ser indispensáveis, como no caso da internet, que é utilizada pra informação em geral, quem a usa sempre está conectado aos mais diversos tipos de informações mundial, além de estar conectado através de redes sociais a pessoas de todo o mundo. O mesmo com tecnologias que são utilizadas para saúde, como aparelhos em hospitais, clínicas e laboratórios que possibilitam diagnósticos, cura para doenças, vacinas para toda a população dentre outros. Não podemos ver as tecnologias só como algo ruim, é preciso ver que querendo ou não, são como dizem o ditado popular "males que vem para o bem".

    ResponderExcluir
  3. De fato, se usadas de maneira indevida essas tecnologias podem se tornar problemas para a saúde da população. Porém foram criadas no intuito de melhorar a vida e transmitir informações, como no caso da Internet, trazendo informações de todos os cantos do mundo, quem a utiliza de forma sabia e inteligente sabe que tudo ou quase tudo está disponível para manter a população muito bem informada, assim como sendo meio de comunicação, mantém todo o mundo interligado é isso pode se dar através das redes sociais. Mas também quando se trata de saúde, ela está disponível para ajudar e manter a população o mais saudável possível, disponível em hospitais, clínicas e laboratórios, onde são usadas para auxiliar no tratamento de uma doença, buscar e criar curas para doenças , criar vacinas, medicamentos e entre outros. Sendo assim, não podemos ver as tecnologias somente como algo ruim, elas também servem para manter a vida e a tornar cada vez melhor, claro sendo utilizadas de maneira devidamente correta, sendo um mal necessário.

    ResponderExcluir
  4. Sabe-se que o uso indevido das tecnologias pode ser um problema para a população. Porém foram criadas também com o intuito de melhorar a vida das pessoas, como por exemplo o aparelho celular com internet, podendo ser usado como meio de comunicação e informação, sendo assim utilizada de forma correta, pode trazer grandes benefícios, como disponibilizar todo tipo de informação a qualquer lugar do mundo, assim como também através das redes sociais e ligações pessoas do mundo inteiro conseguem se comunicar. Assim como pode ser útil para a saúde, presente em hospitais, clínicas e laboratórios, podem auxiliar na cura de doenças, a encontrar formas de curar outras, assim como criar medicamentos, vacinas por meio da Biotecnologia. Por isso, a tecnologia não pode ser considerada algo ruim, de certa forma é um mal necessário, e com sua utilização de forma correta e com consciência, poderá não mais se tornar um problema, mas sim uma solução.

    ResponderExcluir
  5. < Caroline Da Silva 3003 >

    Incapacidade de desligar o telefone;
    Verificar de maneira obsessiva chamadas, e-mails e mensagens de aplicativos;
    Ficar continuadamente preocupado com a duração da bateria;
    Ficar incomodado quando a rede não funciona direito

    Sintomas da dependência da internet:

    Preocupação excessiva com a internet;
    Passar cada vez mais tempo online;
    Tentativas fracassadas de reduzir o tempo na rede;
    Irritabilidade, depressão ou instabilidade de humor quando o uso da internet está limitado;
    Ficar online mais tempo do que o previsto;
    Colocar relacionamento ou trabalho em risco;
    Mentir para os outros sobre tempo gasto na rede;
    Usar a internet pra escabar de problemas .

    ResponderExcluir
  6. Allan Reis de Oliveira 3003

    As novas tecnologias em geral, e a Internet em particular, vieram pra nos proporcionar a capacidade de estar constantemente ligado ao mundo e aos seus contatos, mas estão a apoderar-se da vida de um número cada vez maior de jovens, sem que eles percebam disso, pois o vicio é tamanho que atualmente a vida virtual é mais requisitada que a real.

    ResponderExcluir
  7. Daiana Monteiro 3004

    O computador tornou-se uma espécie de droga, na qual o mundo é viciado. Sem a máquina, a globalização seria praticamente impossível, e o mundo sentiria os mesmos efeitos de um dependente químico sem acesso a seu vício, e certamente não haveria clínicas de recuperação.
    Outro grande problema decorre da grande facilidade com que os recursos tecnológicos podem ser utilizados. A televisão não substitui o livro, assim como o carro não traz os benefícios de uma caminhada. Idéias errôneas a esse respeito resultam em alienação e problemas de saúde.Portanto, é preciso moderação e consciência no uso das inovações tecnológicas. Todas elas foram e ainda são criadas com o objetivo de auxiliar e aprimorar a vida humana.

    ResponderExcluir


  8. Adriele Monteiro 3003

    A tecnologia tem ficado muito mais interessante nos últimos dez anos, com a evolução da internet
    É muito mais simples , com isso, mais acessível
    Também podemos ver a evolução na medicina ,no meios de transporte , e nos estudos .
    Mas o vício em tecnologia também pode levar a problemas de relacionamento, principalmente quando o viciado se afasta da família e amigos e causar problemas de saúde

    ResponderExcluir
  9. Caroline Da Silva 3003


    Incapacidade de desligar o telefone;
    Verificar de maneira obsessiva chamadas, e-mails e mensagens de aplicativos;
    Ficar continuadamente preocupado com a duração da bateria;
    Ficar incomodado quando a rede não funciona direito

    Sintomas da dependência da internet:

    Preocupação excessiva com a internet;
    Passar cada vez mais tempo online;
    Tentativas fracassadas de reduzir o tempo na rede;
    Irritabilidade, depressão ou instabilidade de humor quando o uso da internet está limitado;
    Ficar online mais tempo do que o previsto;
    Colocar relacionamento ou trabalho em risco;
    Mentir para os outros sobre tempo gasto na rede;
    Usar a internet pra escabar de problemas .

    ResponderExcluir
  10. Em geral, ouvimos falar de dificuldades que podem minar sua produtividade e atrapalhar seu trabalho. No entanto, apesar de esses serem problemas possíveis, há outros que podem acabar só sendo percebidas quando for tarde demais.

    ResponderExcluir
  11. Tudo de mais , é muito, precisamos saber dosar , controlar nossas ansiedades , para não sermos dominados pelo álcool, sexo, tecnologia, comida, igreja, quando começa um descontrole, é hora de procurar alternativas seguras pra diagnosticar a cura, antes que seja tarde, e acabe levando o individuo ao pânico e ao descontrole de sua vida, afetando relacionamentos afetivos, no trabalho, e no ambiente social..

    ResponderExcluir
  12. Maria Graziela Torres Ferreira Turma:3003

    O vício em tecnologia tem tornado as pessoas muito dependentes de celulares, tabletes e todo aparelho que possa ser conectado a internet, tornando uma sociedade extremamente compulsiva, como por exemplo ao acordarem a primeira coisa que fazem é mexer nos celulares.
    Ficamos tão dependentes de tecnologia que esquecemos que tudo que está "aqui dentro" na verdade está lá fora pra ser vivido.

    ResponderExcluir
  13. A tecnologia hoje em dia está muito avançada, porém a maioria das pessoas não sabem utiliza-la de modo correto e seguro.
    O uso da Internet hoje feito pra nós avançar, ajudar! Nem sempre está sendo levado a essa ajuda, os jovens viram escravos da tecnologia uma coisa que foi feita pra nós beneficiar virá um vício, quase sempre não percebido pela própria pessoa, mas ao invés de ajudar prejudica mais e mais pelo mau uso.

    ResponderExcluir
  14. Welisson Santos - 3003

    É bastante visível o vício em tecnologia,um problema crescente e cada vez mais preocupante, a dependência digital é considerada um transtorno mental. O departamento americano constou que a cada um em quatro acidente nos país envolve o uso de celular, pois tira a atenção dos motoristas, além disso pode causar o sedentarismo, problemas com atividades cotidianas. Especialista destaca que o uso exagerado de smartphones, prejudica a qualidade do sono.

    ResponderExcluir
  15. Jackson da Silva duque turma 3003.
    O vício tecnológico é um problema sério, semelhante às dependências químicas, alertam especialistas. De acordo com psiquiatras e psicólogos que debateram o tema no congresso anual da Associação Brasileira de Psiquiatria, em Brasília, um agravante é que, diferentemente de álcool e drogas, esse ainda é um campo desconhecido.

    ResponderExcluir
  16. Jackson da silva duque turma 3003
    O vício tecnológico é um problema sério, semelhante às dependências químicas, alertam especialistas. De acordo com psiquiatras e psicólogos que debateram o tema no congresso anual da Associação Brasileira de Psiquiatria, em Brasília, um agravante é que, diferentemente de álcool e drogas, esse ainda é um campo desconhecido.

    ResponderExcluir
  17. Marcos Vinicius Campos Rodrigues 30035 de dezembro de 2017 às 01:22

    Ansiedade, perda de contato com pessoas próximas, sentir-se mais feliz na vida virtual que na realidade, se preocupar com as curtidas e compartilhamentos de uma foto, e deixar de aproveitar os momentos da vida para postar uma selfie são alguns dos sinais de que você está passando do limite. Uso abusivo do celular pode se tornar um transtorno psicológico, chamado nomofobia, que pode desencadear em depressão, alertam os especialistas.

    ResponderExcluir
  18. Grande parte da população possui um aparelho eletrônico e de acordo com pesquisas sofrem com o medo de ficar sem eles,além de passar horas sem controlar o impulso de olhar alguma nova mensagem,assim demonstrando os alarmantes sintomas de vício.O público jovem que na maioria das vezes possui tempo livre após o horário escolar,se torna cada vez mais alvos de publicidades atrativas como jogos online,redes sociais
    Aluna : Stéphanie da Silva Maciel
    Turma : 3003

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Brenda Cabral Ribeiro Turma:3003

    A expansão da tecnologia trás benefícios que tempos atrás não se era possível como por exemplo:o ''facebook'',porém a dependência do seres humanos a ela se tornou um problema mundial que trazem consequências ao comportamento.
    Grande parte da população possui um aparelho eletrônico e de acordo com pesquisas sofrem com o medo de ficar sem eles,além de passar horas sem controlar o impulso de olhar alguma nova mensagem,assim demonstrando os alarmantes sintomas de vício.O público jovem que na maioria das vezes possui tempo livre após o horário escolar,se torna cada vez mais alvos de publicidades atrativas como jogos online,redes sociais como ''facebook,youtube,twitter,tinder,whatssap'' entre outros.
    Como consequência muitos se deixam levar-se e se tornam pessoas facilmente influenciadas,além de mudanças no comportamento como a hiperatividade,ansiedade social ,e casos extremos como agressão,depressão e o risco de serem expostos por más pessoas.
    Atendo-se a soluções o que deve contribuir para que amenize a dependência dos seres humanos a tecnologia seria sair da consciência de cada um que a diminuição do uso é essencial para sermos cidadãos pensantes.

    ResponderExcluir
  20. Vinicius Rogick - 3003

    A expansão da tecnologia trás benefícios que tempos atrás não se era possível como por exemplo:o ''facebook'',porém a dependência do seres humanos a ela se tornou um problema mundial que trazem consequências ao comportamento.
    Grande parte da população possui um aparelho eletrônico e de acordo com pesquisas sofrem com o medo de ficar sem eles,além de passar horas sem controlar o impulso de olhar alguma nova mensagem,assim demonstrando os alarmantes sintomas de vício.O público jovem que na maioria das vezes possui tempo livre após o horário escolar,se torna cada vez mais alvos de publicidades atrativas como jogos online,redes sociais como ''facebook,youtube,twitter,tinder,whatssap'' entre outros.
    Como consequência muitos se deixam levar-se e se tornam pessoas facilmente influenciadas,além de mudanças no comportamento como a hiperatividade,ansiedade social ,e casos extremos como agressão,depressão e o risco de serem expostos por más pessoas.
    Atendo-se a soluções o que deve contribuir para que amenize a dependência dos seres humanos a tecnologia seria sair da consciência de cada um que a diminuição do uso é essencial para sermos cidadãos pensantes

    ResponderExcluir
  21. O vicio em tecnologia não prejudica somente a saúde física e mental como também nos estudos e trabalhos. Na saúde mental prejudica em vários quesitos como: a pessoa não consegue ter pelo menos as 06 a 07 horas de descaço correta pois fia até tarde da noite na internet ou ate mesmo nem chegam a dormi ficam varias e varia noites sem dormi e com isso atrapalha o desempenho no trabalho ou na escola por que não conseguem aprestar atenção necessária. e na saúde física o individuo acaba não fazendo nada por fim fica sedentário(a) e com isso vai ganhando peso por ficar somente se alimentando sem fazer atividades físicas.

    ResponderExcluir
  22. Beatriz Vitória - 3003

    As pessoas ficam muito ansiosas ou angustiadas quando estão longe do celular e aparelhos tecnológicos. A vida virtual acaba ocupando um espaço que carne e osso deveriam ocupar e isso é muito ruim. Esse uso exagerado de smartphones e tablet prejudica a qualidade de vida, a vida social, o desempenho no trabalho e até provocar acidentes graves.

    ResponderExcluir
  23. Eduardo de L dos santos 3003

    As tentações virtuais são diversas e surgem a uma velocidade difícil de acompanhar. Enquanto a maioria das pessoas faz uso moderado para se comunicar ou entreter, muitas caem na trama on-line e não conseguem se desconectar,o vício tecnológico é um problema sério, que cade vez esta crecendo no mundo . hoje em dia os padrões de comunicação e de relação nas sociedades e nas famílias têm-se vindo a alterar. Com isso, as pessoas falam cada vez menos entre si, e a Internet assume uma importância crescente no dia a dia. Segundo o estudo, os rapazes estão à partida mais sujeitos a tornarem-se dependentes desta ferramenta, exemplo Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, RPG, Candy Crush, Ask.fm, Secret.

    ResponderExcluir
  24. Nos dias atuais é difícil não se viciar, pois a tecnologia avança de minuto em minuto, e a vida das pessoas estão automaticamente conectada com a tecnologia.

    ResponderExcluir
  25. Michele Aguiar - 3001.


    Desde a metade da década de 90, o mundo vem passando por uma grande revolução tecnológica. O surgimento de computadores, celulares, tablets e principalmente da internet, proporcionaram o aparecimento da atualmente conhecida Geração Z. Hoje com todas essas tecnologias presentes no dia a dia, os indivíduos estão se tornando cada vez mais isolados, e em alguns casos acabam até mesmos viciados nesses aparelhos tecnológicos.
    Em primeiro lugar pode-se citar o fato das crianças dessa geração desde muito pequenas terem acesso a várias tecnologias. Brincadeiras do dia dia e colorir desenhos, já não fazem mais parte do cotidiano da nova geração, que prioriza acima de tudo os seus smartphones e o acesso à internet.

    ResponderExcluir
  26. A Internet pode nós ajudar a fazer várias coisas tanto trabalho,curso,pesquisas ate mesmo na comunicação se torna mas prático mas fácil mas como também pode nós atrapalha se nós não colocar limites nas coisas tem que haver um tempo pra as coisas pq se não atrapalha no relacionamento no trabalho no trânsito, as pessoas tem que ter o consentimento que isso vai prejudicar ela pq acaba se tornando um vício então ela tem que ter um planejamento.Se ver que não vai conseguir procure um psicóloga ou um médico que eles pode apresentar maneiras que pode te ajudar.

    ResponderExcluir
  27. Daniel prado-3003
    Isso é uma coisa considerada normal no mundo, pois o mundo esta movido a tecnologia todos os tipos de atividades hoje em dia precisa da tecnologia como suporte, mesmo que isso possa ajudar muito, tem muitas consequências fica muito tempo preso a tecnologia.

    ResponderExcluir
  28. Muitas pessoas são mais agitadas já outras são mais tranquilas e são mais depende dos celulares e dos computadores e isso tem ganhado muita força nos últimos anos com a internet a cultura nerd e geek acabou viram moda entre os jovens e a popularidade de série e jogos online tem tomado muito o tempo dos jovens causando um número grande de jovens sedentarios que não saem de casa e não praticam exercícios e não estudam.a tecnologia e boa e ajuda muito mas tudo em esseso faz mau,

    ResponderExcluir
  29. Carolina Remann/Turma:3001


    O vício em determinadas tecnologias é um assunto que traz muita polêmica, pois não existe um padrão estabelecido para se determinar se a pessoa é viciada ou não. Contudo, existem alguns casos extremos em que a maioria das pessoas fica impressionada pelo demasiado uso de uma determinada tecnologia, ou seja, este caso ainda não é encarado com naturalidade e por isso, hoje, os protagonistas destes casos são encarados como viciados.
    Com isso há diversas consequências como a piora no rendimento escolar, ou no trabalho, isolamento social e conflitos familiares. Além disso, observam-se, também, elementos de tolerância e abstinência, caracterizados, principalmente, por alterações de humor, como irritabilidade, ou exacerbação ansiosa quando não se está em uso tecnológico”.

    ResponderExcluir
  30. Gustavo Aureliano de Luna 3004

    O vício no uso excessivo de tecnologias existe e provoca inúmeros problemas de saúde, como bruxismo, tendência a controlar tudo e hiperatividade.
    E pode ser tratado.
    tratado com terapias e remédios assim como qualquer outro tipo de vício.

    ResponderExcluir
  31. O uso excessivo desses aparelhos eletrônicos também traz malefícios para os indivíduos. Muitas vezes essas tecnologias se tornam tão presentes na vida das pessoas, que elas simplesmente não conseguem mais viver sem estar conectados à internet. Esse vício vem trazendo consequências para muitos jovens , que se desligam do mundo, para ficar em seus celulares , um fator comum é em salas de aulas , muitos não conseguem ficar um tempo sem encher.

    Caroline Braga - 3001

    ResponderExcluir
  32. Edmilson Pinheiro - 3004


    O uso da tecnologia é quase inevitável no nosso cotidiano, pois ela não só é usada para interesses pessoais como também para trabalho. A dependência tecnológica não é um problema atual, mas foi impulsionada pelas constantes inovações no século XXI. Atualmente, a sociedade perdeu o limite entre a ação benéfica da tecnologia, como a transmissão de informações e o acesso ao conhecimento, e a dependência sob esses recursos. Desse modo, a sociedade é induzida à uma vida cada vez mais virtual.Portanto, vários jovens mostram-se presos e limitados à jogos online e redes sociais. Devido a essa situação, muitos adolescentes desenvolvem problemas em suas interações sociais, como depressão, agressividade e ansiedade. Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. Desse Modo, é preciso que o governo invista maior parte dos impostos arrecadados em palestras educacionais sobre o uso consciente da internet. Assim, Ajudaria pessoas usarem a tecnologia de um modo que traga benefícios.

    ResponderExcluir
  33. Grazielle Santos, 3003
    O vício em tecnologia é um problema circunspecto que abala a qualidade de vida de diversas maneiras, tirando a concentração das pessoas, afetando na saúde (pois há pessoas que deixam de se alimentar parra estar conectado na internet) e etc. Esse problema vem abalando até as crianças, pois muitas acabam se tornando dependente de jogos e vídeos. Isso é um mau hábito pois faz com que as crianças cresçam intelectualmente de um jeito mais avançado e acabam deixando de lado as bonecas, as pipas, as bolas e outras coisas que deviam entreter as crianças. Uma solução para isso seria o uso supervisionado da internet, pelos adultos com as crianças e adolescentes e também o uso moderado pelos adultos.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Seguidores