21 de março de 2018

Projeto de Olho no Futuro


1. INTRODUÇÃO
O Projeto De olho no futuro, realizado desde 2004, integra-se hoje ao Projeto # Partiu Universidade da Secretaria Estadual de Educação. 
Sob o tema Ações presentes e desafios futuros, em 20/03/2018), o professor Diego Gomes tratou da participação do candidato no ENEM como exigências para a obtenção de bolsas de estudo nos programas governamentais, como SISU e PROUNI.

2.  JUSTIFICATIVA
Muitos de nossos alunos chegam às séries finais dos Ensinos Fundamental e Médio sem ter a clareza sobre as decisões e sobre os rumos a serem tomados sobre sua vida profissional e acadêmica. 
Assim, torna-se relevante que a escola traga esclarecimentos sobre as múltiplas possibilidades oferecidas para esses alunos e que apresente as alternativas e exigências a que eles estarão submetidos, auxiliando-os nesse momento complexo de suas vidas, assim como das possibilidades que terão de acesso aos cursos pelos programas oferecidos a partir de sua participação no ENEM.

3. OBJETIVOS
- Assistir à palestra Ações presentes e desafios futuros: o difícil momento da decisão como um momento de reflexão sobre as potencialidades e a escolha da profissão;
- Conhecer os programas e as condições de acesso aos projetos SISU e PROUNI;
- Compreender o impacto dos resultados das avaliações externas sobre as possibilidades de acesso a cursos técnicos e universitários;
- Conhecer o perfil e as habilidades e competências necessárias às diversas profissões no mercado de trabalho atual, suas contribuições na sociedade, favorecendo a construção da identidade pessoal;
- Preparar os alunos do Ensino Médio para a escolha consciente da futura profissão; 
- Auxiliar a decisão dos alunos ao optarem por uma ou outra formação profissional

4. METODOLOGIA
O desenvolvimento do projeto se dará em duas etapas:
Na primeira etapa, será realizada uma pesquisa sobre os programas governamentais de acesso aos cursos universitários e profissionalizantes. 
Na segunda, as turmas participarão da palestra e das discussões sobre os cursos oferecidos a partir de sala participação no ENEM.

5. PÚBLICO-ALVO
- Alunos do 3º ano do Ensino Médio

6. RECURSOS

- Computador e internet;
- Equipamento multimídia (Datashow).

 
 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores