1 de fevereiro de 2019

Ensino Médio Integral - Administração com ênfase em Empreendedorismo

 Educação Integral para o Ensino Médio (RJ)

A Proposta de Educação Integral para o Ensino Médio no Rio de Janeiro foi desenhada em uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e a P&G, a partir da proposta de Educação Integral para o Ensino Médio, do Instituto Ayrton Senna. 
A proposta contempla a construção de um modelo curricular inovador, além de modelos de gestão, formação, acompanhamento e avaliação para educação integral. Validados nas escolas das redes, esses modelos são construídos em coautoria com educadores e jovens. 
A Educação Integral para o Ensino Médio no Rio de Janeiro oferece oportunidades para os estudantes se desenvolverem com autonomia e tem como premissa uma matriz de competências e um conceito de educação integral que prevê, mas não se restringe à ampliação do tempo de aula.
Para receber a proposta de Educação Integral para o Ensino Médio, a rede de ensino e as escolas que aderiram ao modelo pedagógico participaram ativamente de uma transformação no currículo e ambiente escolar. A proposta pedagógica recebeu novos componentes de aprendizagem e as escolas passaram a trabalhar com práticas que potencializam o papel do professor como mediador do conhecimento. No âmbito da rede de ensino, foram construídos novos modelos de gestão, formação, acompanhamento e avaliação.
Do ponto de vista da reestruturação curricular, a proposta de Educa­ção Integral em tempo integral traz uma importante inovação para escolas de Ensino Médio. Os componentes curriculares são organizados em Áreas de Conhecimento e Núcleo Articulador:
  • Áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza): como preveem os documentos orientadores do currículo, os componentes curriculares se integram de diferentes modos, favorecendo aprendizagens significativas.
  • Núcleo Articulador (Projeto de Vida, projeto de Pesquisa, Projeto de Intervenção e Estudos Orientados): é voltado ao desenvolvimento de projetos pelos alunos, sempre orientados por professores, e agrega componentes curriculares inovadores. 



Parte das atividades são realizadas em projetos nos quais os estudantes colocam em prática o que aprenderam sobre as disciplinas e também conhecimentos sobre como trabalhar com seus pares, superar desafios, solucionar problemas práticos e ampliar as possibilidades para além da sala de aula.
O desenvolvimento de competências como responsabilidade, abertura para o novo, criatividade, pensamento crítico, entre outras, são o foco do processo de ensino-aprendizagem.

   






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