4 de junho de 2010

Comunicação V

 Texto: Língua, Linguagem e Fala
Até aqui você teve a oportunidade de conhecer as várias teorias referentes à comunicação. Comunicar, como  a própria palavra parece nos dar a resposta, uma vez que a sua raiz é a palavra comum: comunicar é o ato de tornar comum, conhecido.
Toda vez que tornamos algo comum, conhecido por alguém, estamos realizando um ato de comunicação. Antes mesmo de aprendermos a falar, já praticamos atos de comunicação. Pelo choro, o bebê comunica à mãe que está com fome, por exemplo.
Existem inúmeras linguagens que podem ser utilizadas para exercermos atos de comunicação: a linguagem dos surdos-mudos, o código morse, as placas e os sinais de trânsito, as bandeiras mostradas nas corridas de Fórmula 1, etc.
LINGUAGEM é qualquer conjunto de sinais que nos permite realizar atos de comunicação.
Dependendo dos sinais escolhidos, teremos uma comunicação verbal, visual, auditiva, etc. Sem dúvida alguma, a linguagem que mais utilizamos para praticar atos de comunicação é a língua, que é um conjunto de palavras e regras para a combinação dessas palavras, utilizado pelos membros de uma comunidade.
LÍNGUA é o conjunto de sinais baseado em palavras.
A língua possui um caráter social – ela é patrimônio de toda uma coletividade – e um caráter individual – cada membro da comunidade a utiliza de maneira particular.
Você já deve ter reparado que, embora todos no Brasil falem o português, existem usos diferentes dessa língua em decorrência de fatores sociais, geográficos, contextuais, etc. o português falado no sul do país apresenta algumas do falado no norte; a língua utilizada pelos jovens apresenta diferenças em relação à utilizada pelas pessoas mais velhas.
FALA é a utilização que cada membro da comunidade faz da língua, tanto na forma oral quanto na escrita.
A forma oral se caracteriza pela maior espontaneidade do que a forma escrita. Em decorrência do caráter individual da fala, podemos observar vários níveis, também chamados níveis de linguagem.
nível coloquial-popular: refere-se a uma linguagem informal, usada no dia-a-dia, sobretudo nas situações informais entre amigos ou familiares. Esse tipo de linguagem se caracteriza pela despreocupação com as normas gramaticais.
Exemplo: Sei lá! Acho que tudo vai ficar legal. Pra que então ficar esquentando tanto? Me parece que as coisas no fim sempre dão certo.
nível formal-culto: é, como o próprio nome indica, a linguagem utilizada pelas pessoas cultas em situações formais. Caracteriza-se por um cuidado maior com o vocabulário e pela obediência às regras estabelecidas na comunidade lingüística.
Observe:
“Depois da campanha mais disputada e volátil dos últimos tempos, os resultados parciais de apuração e as projeções dão ao democrata Bill Clinton nas eleições à presidência dos Estados Unidos realizadas ontem.” “(Folha de S, Paulo, 4/11/92,p2)
É claro que existem outros níveis de fala, além do coloquial-popular e formal-culto. A linguagem que alguns profissionais (advogados, economistas, etc.) utilizam no exercício de suas atividades corresponde a um nível chamado profissional ou técnico ou jargão.
A gíria é uma linguagem utilizada por determinados grupos sociais, como os jovens, por skatistas, funkeiros,, etc., mas por sua expressividade, acabam sendo incorporadas à linguagem coloquial de outras camadas sociais.
As gírias também sofrem evolução: elas surgem e desaparecem com o passar do tempo. Imagine que há pouco s anos se dizia:
“Fiquei gamado naquele broto porque é bacana pra chuchu.”
A utilização da língua com finalidade expressiva feita pelos artistas da palavra (poetas e romancistas, por, exemplo)corresponde a um nível chamado artístico ou literário.
Há ainda, o regionalismo que é a linguagem caracterizada pelas diferenças estabelecidas pelas várias regiões do país. Todos são capazes de reconhecer um falante do Sul do país e o falar “cantado” do nordestino ou ainda o falar “chiado” do carioca.
(TERRA, Ernani. Língua, Literatura & Redação. Vol. 1. Scipione. São,Paulo: 1994, p 6-13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores