10 de março de 2011

Dicas de links interessantes

Olá, pessoal.
Aqui vai uma lista de ótimos sites para a pesquisa de alunos e proposta de atividades para os professores.
 REPOSITÓRIO DIGITAL
http://www.fmu.br/game/home.asp : Reforma ortográfica em um jogo on line. Bem interessante.

http://pib.socioambiental.org/ : Excelente para desenvolver atividades que tratam da cultura indígena e que atende à Lei 11.645.
http://www.elianepotiguara.org.br/documento1.html: Ótimo site para trabalhar a Lei 11.645. O site ocupa-se principalmente de abordar assuntos atuais relacionados aos índios Brasil como roubo de conhecimento, racismo, demarcação de terra.
http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm: Aborda aspectos importantes da manifestação artística indígena, tais como: arte utilitária, as culturas indígenas, a arte do trançado e da tecelagem, cerâmica, plumária, máscaras e a pintura corporal.
Neste link, além de encontrarmos a biografia e a bibliografia da autora Ruth Rocha, também estão disponíveis várias atividades interessantes para as crianças do ensino fundamental 1º segmento: cruzadinhas, forma-palavras, palavras mutantes e 19 histórias para ler on line.
 Os quatro são excelentes sites que trazem muitas atividades lúdicas como jogos, passatempo e filmes, além das histórias em quadrinhos que podem ser lidas on line, favorecendo o desenvolvimento do gosto pela leitura.
http://www.divertudo.com.br/: Muita leitura e diversão com charadas e adivinhas, jogos, ilusão de ótica, uma Oficina de HQ e de poesias e muito mais. Muito legal.
http://www.plenarinho.gov.br/: Site da Câmara dos Deputados traz entre outros aspectos com o objetivo de construir a cidadania, um interessante jogo sobre orçamento. É muito interessante mesmo para se entender como devem ocorrer as políticas públicas nos municípios.
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/matematica/index.html: Esse site apresenta uma oficina de origami muito interessante desenvolvida pela Professora Cristiane Marcelino, do CIEP 178 João Saldanha, em Belford Roxo, com a colaboração da origamista Jaciara Grzybowski, Presidente do grupo de difusão e estudos de origami do Brasil - Dobras Brasil.
A ordem nos caos: interdisciplinaridade [Sala de professor]
A série de vídeo discute a questão da padronização, do padrão. Tem o objetivo de propor ao aluno observar os padrões na sua vida e no seu contexto. O trabalho ainda propõe a interdisciplinaridade entre várias áreas de conhecimento, especialmente Educação Física, Educação Artística, Antropologia e Matemática.

Língua [Além mar]
O vídeo tem por objetivo mostrar a influência da cultura e da língua portuguesa nos países colonizados por Portugal. Mostra as peculiaridades do dialeto de cada país, assim como a sua cultura local e o uso de palavras estrangeiras no cotidiano de diferentes países da África, Ásia e o Brasil. Apresenta também como a busca dos portugueses pelas Índias resultou no multiculturalismo, em especial na Ásia,

Um mundo imerso em palavras [Um mundo de letras]
Episódio da série Um mundo de letras, da TV Escola. Apresenta vídeo elaborado com entrevistas de diversas pessoas que relatam suas experiências e relações com a leitura. Aborda a importância da escrita e da leitura para a construção e exercício da cidadania na sociedade letrada. Cita exemplos de bibliotecas comunitárias que foram construídas por pessoas comum.

Harry Potter
Vídeo do programa Mais Educação que apresenta uma breve biografia da autora inglesa Joanne Kathleen Rowling, juntamente com a história da série Harry Potter. Pode despertar grande interesse por tratar-se de uma obra muito popular entre os alunos.

Categoria entrevistas e artigos
Aqui você encontra diversos entrevistas e artigos de José Manuel Moran, Doutor em Comunicação pela USP.
Moran é um estudioso das formas de integração entre as tecnologias de comunicação, especialmente a internet, na educação presencial e a distância, dentro de uma visão humanista e inovadora.



Categoria Charges
Neste site você encontra diversas charges sobre Informática e sobre as dificuldades com a tecnologia, além de vários outros temas.

Categoria áudio

Professor meio ambiente parte 07: as matas e as florestas

Ensino Fundamental Final / Ensino Médio | Geografia | Natureza e as questões sócio- ambientais.

O áudio faz discussões sobre meio ambiente, desenvolvimento sustentável e a importância da preservação das culturas locais. Sobre o desmatamento de nossas florestas e como a preservação delas podem gerar emprego, renda, é um meio de vida de muitos brasileiros e mantém as culturas locais preservadas e o movimento extrativista ecológico e sustentável. Como se trata de áudio é excelente a utilização também para os alunos cegos e visão subnormal. É um material riquíssimo.

Onde está o Aqüífero Guarani?

Vídeo informativo sobre o Aqüífero Guarani que demonstra a sua localização. O  áudio presente neste recurso auxilia na compreensão sobre a extensão do Aqüífero Guarani com um mapa de fácil visualização que oferece uma visão privilegiada deste grande tesouro da humanidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=8055
 O artista e o matemático [Arte e matemática]

Programa  da TV Escola que borda a semelhança entre arte e matemática, traçando um paralelo entre matemáticos e artista. Apresenta a vida e criações de Leonardo da Vinci.Muito bom para incentivar o estuda da Matemática e mostrar a ligação da ciência com o cotidiano.

 

Categoria Vídeo
 História das Coisas
 É um documentário em vídeo, de como colaboramos diariamente para destruir o planeta. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai da exploração dos recursos naturais, passando pelo produto manufaturado, a compra e o descarte, até chegar ao lixão. Tudo é explicado com o auxílio de desenhos animados e numa linguagem simples que se torna interessante e compreensível tanto para o público do Ensino Médio, quanto do Ensino Fundamental. Excelente, conscientização do disperdício, e da manipulação dos governantes.

Gaiola Prismática

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html

O vídeo ajuda a desenvolver e ampliar o conceito de simetria através das figuras simétricas e diferentes entre si, que são formadas pelos movimentos dos objetos no interior de um caleidoscópio e apresenta suas aplicações. Tornando mais fácil a compreensão.


Arte de voar [Visões do esporte]

 O vídeo mostrar a importância de poder dar asas à imaginação e, com isso, fazer coisas que não seriam possíveis e também uma visão lúdica da possibilidade de voar. Fala dos animais que podem voar e do homem que, impossibilitado de voar, é compensado com as asas à imaginação. Ótimo para o curso normal.

A abolição: parte I
Ensino Médio / História
Descrever o processo de escravidão até a abolição, no Brasil, que retrata a escravidão no Brasil, o tráfico negreiro, enfoca, também, os movimentos abolicionistas que culminaram na libertação dos escravos em 1888.

Onde está o Aqüífero Guarani?

 O vídeo mostra a localização do Aqüífero Guarani. Muito útil na introdução das aulas com ênfase ao Meio Ambiente.
Categoria Cultura


Lei 11.642

Excelente para desenvolver atividades que tratam da cultura indígena e que atende à Lei 11.645.

Ótimo site para trabalhar a Lei 11.645. O site ocupa-se principalmente de abordar assuntos atuais relacionados aos índios Brasil como roubo de conhecimento, racismo, demarcação de terra.

Aborda aspectos importantes da manifestação artística indígena, tais como: arte utilitária, as culturas indígenas, a arte do trançado e da tecelagem, cerâmica, plumária, máscaras e a pintura corporal.

Lendas e o folclore brasileiro
http://www.youtube.com/watch?v=cQPjvSiiqrQ&feature=related  (A lenda do dia e da noite parte I) 
http://www.youtube.com/watch?v=U5dQuHaYDNc&feature=related  (A lenda do dia e da noite parte II)


Categoria Filmes

1 – Sede de viver: Sinopse - O filme retrata fielmente a vida do mestre da pintura: Van Gogh. Dividido entre a genialidade e sua mente atormentada, Van Gogh é interpretado pelo aclamado ator Kirk Douglas. Sede de Viver captura todo o êxtase da arte e a agonia da vida de um gênio da pintura.
Ficha Técnica
Título no Brasil:  Sede de Viver
Título Original:  Lust for Life
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento:  1956
Estúdio/Distrib.:  Warner Home Vídeo
Direção:Vincent Minnelli



2 – Modigliani: Sinopse - Ele revolucionou o mundo das artes como um cometa, dançando sobre as mesas, embriagado de paixão pela vida. Inspirado pelo amor e consumido pela obsessão. Ele é o famoso pintor italiano Amedeo Modigliani, um gênio criativo que viveu e absorveu a charmosa Paris do início do século 20 com uma atração incontrolável pela beleza. Sempre com a mesma intensidade, o judeu Modigliani amou a católica Jeanne Hebuterne e odiou o genial Pablo Picasso. Sua obra inesquecível e sua vida atribulada são agora retratadas neste lançamento imperdível da Universal Pictures que não pode ficar de fora de nenhuma prateleira de bom gosto.
Ficha Técnica
Título no Brasil:  Modigliani - Paixão pela vida
Título Original:  Modigliani
País de Origem:  EUA/2004
Gênero:  Drama
Classificação etária: 16anos
Tempo de Duração: 128 minutos
Ano de Lançamento: 2004
Estúdio/Distrib.:  Universal
Direção: Mick Davis
Elenco:  Andy Garcia, Omid Djalili, Hippolyte Girardot, Eva Herzigova.



3 – Agonia e êxtase: Sinopse - Charlton Heston e Rex Harrison interpretam duas das personalidades mais marcantes da Renascença neste drama histórico baseado no best-seller de Irving Stone ambientado no início do Século XVI. Quando o Papa Júlio II (Harrison) encomenda a Michelangelo (Heston) a pintura do teto da Capela Sistina, o artista recusa a princípio. Virtualmente forçado por Júlio a fazer o trabalho, ele acaba por destruir sua obra e foge de Roma. Quando recomeça a pintura, o projeto se torna uma batalha de vontades alimentada pelas diferenças artísticas e de temperamento que são o ponto central deste filme. AGONIA E ÊXTASE é uma fantástica dramatização da luta por trás de uma das maiores obras-primas do mundo. Tanto a história quanto o filme são tocantes e fascinantes. 
Ficha Técnica
Título no Brasil:  Agonia e êxtase
Título Original:  The agony and the Ecstasy
País de Origem:  EUA/1965
Gênero:  Épico
Classificação etária: 12 anos
Tempo de Duração: 188 minutos
Ano de Lançamento: 1968
Estúdio/Distrib.:  Fox Entertainment
Direção: Carol Reed
Elenco:  Charlton Heston, Rex Harrison, Diane Cilent, Harry Andrews



Um comentário:

  1. indionaldo@hotmail.com10 de janeiro de 2013 às 12:50

    ESTUDAR NO CIEP-113,FOI SEM VIAS DE DÚVIDA UM DOS MOMENTOS MAIS MARCANTE DE MINHA VIDA,APÓS 13 ANOS LONGE DUMA SALA DE AULA,RETORNEI NUMA ESCOLA QUE POSSUI UMA ORGANIZAÇÃO Á SER COPIADAS POR MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO,E CREIO QUE TODA COMITIVA DIRETORA TEM SE EMPENHADO A CADA ANO Á PRESTAR MELHORIAS Á SEUS ALUNOS.ME FORMEI EM 2006,MINHA ESPOSA EM 2008,AGORA É A VEZ DE MEU FILHO ESTUDAR NESTE CIEP.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Seguidores