16 de março de 2011

Projeto A Hora da Leitura


TÍTULO: A Hora da Leitura
APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA:
É grande a preocupação de educadores com as dificuldades que nossos alunos apresentam com a compreensão e interpretação do texto, seja por falta de hábito, ou mesmo pela alegação de que ler é uma atividades “chata”.
Essa dificuldade vem se fazendo sentir, principalmente, pelos resultados das avaliações externas, considerados insatisfatório (Souza et al, 2006); fato que vem exigindo das escolas iniciativas que oportunizem o contato com diversos tipos e de gêneros textuais, fazendo da leitura um momento especial para a vivência de uma experiência lúdica e marcada pela integração de professores, alunos e gestores da unidade escolar tendo em vista o melhor desempenho nas práticas de leitura.
Cientes da sua responsabilidade e do seu papel decisivo no desenvolvimento da competência leitora de nossos alunos é que toda a equipe pedagógica do CIEP 113 – Waldick Pereira se mobiliza para um projeto que prioriza a formação de leitores proficientes, competentes, autônomos e críticos.  
REFERENCIAL TEÓRICO:
Como principais norteadores para o projeto, temos autores como Freire (1989); Kleiman (1993); Grota (2000) e Souza e Freitas (2007) e dos PCNs (1997).
Freire (1989) afirma que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá a partir de uma leitura crítica, percebendo a relação entre o texto e o contexto. Sendo assim, é através da leitura que o indivíduo pode ampliar seu conhecimento a respeito de si próprio, do outro e do mundo.
Para Kleiman (1993) a leitura uma "prática social que remete a outros textos e outras leituras".
Segundo Grotta (2000), as experiências de leitura que um sujeito vivencia estão relacionadas com a formação de sua subjetividade, bem como contribuem para a formação deste enquanto leitor, estando condicionada à qualidade das mediações e à relação que este mantém com os materiais de leitura.
E, segundo, Souza e Freitas (2007): Ler é um ato que enriquece o pensamento, estimula o sonho, a imaginação, a criatividade e intensifica as emoções. Similarmente, desenvolve a capacidade crítica, aumenta a informação e o conhecimento, e constitui uma forma de participação ativa na sociedade. Ler é fundamental para a articulação do pensamento e, conseqüentemente, para o aperfeiçoamento da expressão escrita.
Nos PCNs (1997) encontramos o entendimento de que a leitura por um lado fornece a matéria-prima para a escrita e, por outro, contribui para a constituição de modelos e pode ser vista como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de significado do texto, seus objetivos, e seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua e o sistema da escrita.
Naturalmente que tanta preocupação com a leitura, com sua importância e dificuldades, muitos são os autores que trataram do tema, sendo impossível que esse projeto esgote todas as possibilidades de aplicação das diversas concepções que buscam a exploração do tema e a solução desse problema.
Assim, ainda que, cientes da complexidade e dos grandes desafios a enfrentar na tentativa de formar leitores, a escola não poderá se eximir de sua responsabilidade.
OBJETIVOS:
- Oportunizar a formação de leitores proficientes, competentes, autônomos e críticos;
- Despertar o gosto e criar hábitos de leitura;
- Contribuir a interação entre os sujeitos do processo educativo em ambiente lúdico e prazeroso de leitura com diversos textos;
- Criar ambiente propício para a leitura de forma a integrar toda a comunidade escolar;
- Ampliar o vocabulário com as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
- Manifestar sentimentos, idéias e opiniões a partir do texto lido.
METODOLOGIA:
O projeto será desenvolvido a partir do rodízio de dias e horários e mensalmente de forma a que toda a escola e seus sujeitos de aprendizagem vivenciem o momento da leitura.
1ª etapa: Apresentação e discussão da proposta pelo corpo docente;
2ª etapa: Elaboração do calendário para a realização da “Hora da Leitura”
3ª etapa: Apresentação de diversas sugestões de textos pelos professores da unidade;
4ª etapa: Leitura, análise e seleção dos textos, segundo as características da modalidade de ensino (fundamental e médio);
5ª etapa: Definição de estratégias, metodologias e recursos necessários ao desenvolvimento da “Hora da Leitura”;
6ª etapa: Reprodução fotocopiada dos textos selecionados
7ª etapa: execução da atividade “a Hora da Leitura”.
PÚBLICO-ALVO: Todos os alunos do Ensino Médio e do Fundamental do CIEP BRIZOLÃO 113 – Waldick Pereira.
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS:
- humanos: Direção; Orientação Tecnológica; Professores, Alunos e Apoio administrativo;
- materiais: 40 quilos, papel ofício, cartolina, lápis de cor e de cera; caneta hidrocor, fita adesiva;
- tecnológicos: computador e internet; impressora e tonner; câmera fotográfica.
DURAÇÃO: Todo o ano letivo de 2011.
AVALIAÇÃO: A partir da participação do envolvimento de todos os alunos e professores e da análise e identificação de aspectos facilitadores (a serem mantidos) e dificultadores (a serem revistos e adaptados às necessidades) para o alcance do principal objetivo estabelecido.
RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os alunos, ao final do período, percebam a leitura como uma prática prazerosa e como um elemento  importante para a sua formação intelectual e crítica e que apresentem melhores níveis de leitura, interpretação e apropriação do texto lido.
REFERÊNCIAS:
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1997.
CHARTIER, Anne-Marie; HÉBRARD, Jean. Discursos sobre a leitura: 1880-1980. São Paulo: Ática, 1995.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23ª. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.
GROTTA, E. C. B. Processo de Formação do Leitor: relato e análise de quatro histórias de vida. 2000. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas, Campinas. – Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem11/COLE_414.pdf
KLEIMAN, A. B. Oficina de Leitura: Teoria e Prática. São Paulo: Pontes, 1993.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Seguidores