3 de abril de 2011

Imagem é tudo


Imagem é tudo já dizia o comercial de televisão.
Para ser trabalhada em sala de aula, as imagens constituem-se em excelente recurso para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de interpretação de textos.
Para trabalhar esse tema, professores do CIEP 113 participaramde uma oficina pedagógica apresentada pela Orientadora Tecnólogica Rosalva Araujo, nesse sábado (02/04).

TEMA: IMAGEM É TUDO: Leitura e interpretação de textos visuais: pelo multiletramento nas práticas pedagógicas dos alunos do ensino médio

 APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA:
Vivemos no tempo em que a mensagem escrita de forma linear tradicional cede lugar à mensagens visuais e em que a comunicação se faz através de símbolos, ícones, gráfico, e de imagens que promovem a comunicação de valores, ideias e a transmissão de cultura de forma cada vez mais rápida.
Nesse sentido, é importante a inserção de práticas pedagógicas que assegurem o desenvolvimento de competências estéticas e críticas dos alunos através dos significados da comunicação visual como forma de torná-lo apto para a leitura do mundo em que ele atua.
O desenvolvimento de ações que promovam o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura estética e crítica deve ser uma das responsabilidades da escola.
Conscientes de que todos estão expostos a toda sorte de comunicação visual, o projeto se justifica considerando-se a “inserção de práticas pedagógicas no currículo escolar que tentem sistematizar o que nosso aluno já faz aleatória e inadvertidamente fora de sala de aula”[1]

OBJETIVOS:
- Integrar pedagogicamente as diversas mídias existentes na escola;
- Promover a formação continuada em serviço dos docentes;
- Ampliar os espaços de construção coletiva de conhecimentos;
- Ampliar o universo conceitual e o vocabulário
- Aplicar a matriz de referência de Língua Portuguesa do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB;
- Utilizar a mídia suporte aplicada aos gêneros textuais propostos pelo currículo mínimo;
- Introduzir e fortalecer o conceito de imagem como texto;
- Aprofundar o aspecto crítico na leitura de textos visuais;
- Criar significados a partir da concepção multimídia do texto;
- Ler e interpretar textos segundo princípios semióticos realizados de diferentes modos;
- Desenvolver aspectos estéticos e de apreciação crítica de textos visuais.

REFERENCIAL TEÓRICO

O projeto fundamenta-se na pedagogia de projetos e na concepção de multiletramento e da multimodalidade textual proposta por autores como de GARIBALDI (2004); KRESS & VAN LEEUWEN (1996); DIONÍSIO (2005); MARCUSCHI (2005); dos PCNs (1998).
Segundo Garibaldi (2004, p.16), “os projetos são sugeridos como alternativa viável, cuja função é a de transformar a aprendizagem em algo contextualizado, significativo, mais dinâmico e motivador”.
KRESS & VAN LEEUWEN (1996) afirmam que devemos buscar “olhar uma página inteira como um texto integrado (...) tentando derrubar as fronteiras disciplinares entre o estudo da língua e o estudo das imagens” (1996:183).
 “A noção de letramento como habilidade de ler e escrever não abrange todos os diferentes tipos de representação do conhecimento existentes em nossa sociedade. Na atualidade, uma pessoa letrada deve ser uma pessoa capaz de atribuir sentidos a mensagens oriundas de múltiplas fontes linguagem, bem como ser capaz de produzir mensagens, incorporando muitas fontes de linguagem”. (DIONÍSIO, 2005: 159)

METODOLOGIA

O projeto se dará por meio de oficinas pedagógicas e será desenvolvido a partir da leitura e da análise crítica e estética de diversos gêneros textuais visuais como: telas de pinturas; fotografias; encartes e folders, logomarcas, desenhos, caricaturas, gravuras, etc com o apoio de mídias impressas e digitais, durante todo o aluno letivo.


OFICINA 01: A pintura em tela:
Tema: A dança da vida, de Edward Munch
Atividade 1: Leitura e interpretação do texto visual (apresentação eletrônica)
Atividade 2: Resenha crítica de Bia Moreira (editor de textos, reprodução fotocopiada) – leitura e análise do texto; exercícios com ênfase na matriz de referência de Língua Portuguesa do SAEB;
Atividade 3: Resumo do texto A dança da vida – (produção textual – técnicas do apagamento; da generalização e da construção)

RECURSOS:

- Computador e impressora;

- Internet;

- Mídia de armazenamento;

- Ferramentas editor de textos e apresentação eletrônica

- Equipamento multimídia;

- material impresso de apoio;

- TV e Vídeo

- Livros, jornais e revistas diversos;

- Encartes e foldes diversos;

- Telas de pinturas

- Gravuras diversas, etc


RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que o aluno, reconheça e diferencie os diversos gêneros textuais visuais assim como sua função e intencionalidade do autor
AVALIAÇÃO: A partir da participação nas atividades propostas considerando-se os aspectos qualitativos em predominância sobre os quantitativos. 
REFERÊNCIAS 
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. V. 2. Brasília: A Secretaria, 1998. 
DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade discursiva na atividade oral e escrita. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 
GARIBALDI, A.B. Interação em Projetos Colaborativos em Rede em Ambientes de Inglês como LE. Dissertação de Mestrado. Brasília, DF: Universidade de Brasília, 2004. 
KRESS, G. & VAN LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge. 1996. 
OLIVEIRA, Sara. Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Linguagem & Ensino, Vol. 9, No. 1, 2006. 
http://www.moderna.com.br/moderna/novidades2007/medio/oficina_oficina.htm 
http://www.faccamp.br/apoio/CleberLima/arte_sec_XX/apresentaCAo-EdwardMunch.pdf

[1] OLIVEIRA, Sara. Texto visual e leitura crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Linguagem & Ensino, Vol. 9, No. 1, 2006

Agora  é a hora da pausa para o cafezinho






Um comentário:


  1. Parabéns!
    É assim que se caminha; arregaçando as mangas e "fazendo", em vez de reclamar de tudo, não é?
    Boa sorte para o Projeto!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Seguidores